Vestuário feira de caruaru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FEIRA DE CARUARU: VESTUÁRIO E CULTURA A PREÇO BAIXO
Andressa Sáber Batista da Silva; Gabriela Rodrigues Pelinca; Laura Ferraz Cavalcanti; Mariana Pereira Rangel; Shierlley Deisyane Goes Muniz Franco
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
andressa.saber@hotmail.com; gabipelinca@hotmail.com; laura_ferraz5@hotmail.com marianarangel@live.com; deisy_goes@live.com

RESUMO
O presente trabalhotem como objetivo analisar e perceber a feira de caruaru como um atrativo histórico e cultural, com ênfase no setor de vestuário da feira. Analisar as condições, o potencial e a importância da mesma para a movimentação econômica e cultural na localidade. Mapear as dificuldades existentes no ofício e como a feira de caruaru penetra na cultura dos seus pertencentes.
Palavras Chave: Feira de Caruaru;Cultural; Cultura

1. Introdução
A feira de Caruaru tem seu surgimento há mais de duzentos anos e é até mais antiga do que o próprio município, que completou 150 anos no ano de 2007. A mesma começou com a parada de vaqueiros que levavam seus gados do sertão para o litoral e dos mascates (nome designado no Brasil aos mercadores ambulantes, que levavam pequenas miudezas para vender de portaem porta, porém com o crescimento do capital começaram a oferecer também peças como: roupas, calçados e tecidos.) que faziam o trajeto contrário. Desta feita, os dois grupos distintos compravam, trocavam e vendiam pertences de seu interesse no meio do caminho, o que não deixa de acontecer atualmente, onde na feira, nas quartas e sextas, principais dias de vendas, a feira recebe vários comerciantesde outras cidades e estados que compram os objetos da feira para revenderem em seus comércios. Ao longo do tempo surgiram barracas para essas vendas e mais futuramente, uma feira propriamente dita. Em volta da feira surgiu a cidade de Caruaru e mais a frente, em 1893, o município. Diz-se que a cidade não existiria sem a feira, e vice-versa, pois hoje em dia, a maior e principal movimentaçãofinanceira do município se dá por conta do comércio a céu aberto, uma das maiores atrações do Nordeste do Brasil.
É notória a singularidade na presença de artigos artesanais remetentes à cultura local, quanto à de artigos atuais bastante vistos em feiras dos mais diversos locais do Brasil, como eletroeletrônicos, roupas e calçados (com exceção das peças de couros específicos da localidade). A feiraexala cultura, não é à toa que teria sido tombada como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN em 6 de Dezembro de 2006. A mesma está dividida basicamente em três setores: Sulanca, que é especifica para venda de roupas, acontece nas terças-feiras; Feira Livre, onde se encontram diversos produtos como calçados, utensílios, flores, ervas, etc. e a Feira de Artesanato, o que é possível perceber quando se vaiao Alto do Moura, considerado pela UNESCO maior centro de Arte Figurativa das Américas, destacando principalmente a Casa Museu de Mestre Vitalino e a Casa Museu Mestre Galdino. A cultura imaterial também presente, pode ser percebida repentes, cordéis e até mesmo nas bandas de rua que são responsáveis pelo fundo musical da feira, como por exemplo, a “Banda de Pífanos de Caruaru”. Uma narração do quese encontra na Feira de Caruaru não pode ser melhor definida do que na música “Feira de Caruaru” narrada na voz de Luiz Gonzaga:
“Tem massa de mandioca, Batata assada, tem ovo cru, Banana, laranja, manga, Batata, doce, queijo e caju, Cenoura, jabuticaba, Guiné, galinha, pato e peru, Tem bode, carneiro, porco, Se duvidá... inté cururu / Tem cesto, balaio, corda, Tamanco, gréia, tem cuêi-tatu,Tem fumo, tem tabaqueiro, Feito de chifre de boi zebu, Caneco acuvitêro, Penêra boa e mé de uruçú, Tem carça de arvorada, Que é pra matuto não andá nú”.
A seguir analisaremos como estão as condições dos comerciantes que trabalham na Feira de Caruaru, se recebem incentivo do governo, qual a vantagem de ter um comércio na Feira, entre outros aspectos.
2. Metodologia
Para analisar os aspectos...
tracking img