Vestibular UFPR e PUCPR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA (2015)

PUC-PR

1. Em 1850, no Segundo Império brasileiro, diversas medidas de caráter político e econômico buscaram a modernização do Brasil Imperial: extinguiu-se o tráfico negreiro e essa medida proibitiva da importação de escravos liberou capital para outras atividades de negócios no Brasil imperial: surgiram bancos e indústrias, bem como empresas de navegação. Promulgou-se,ainda, a Lei de Terras e foi aprovado o primeiro Código Comercial. Na esfera política, o Brasil Imperial conheceu a conciliação entre liberais e conservadores num ministério presidido pelo Marquês de Paraná. Concomitantemente a todas essas transformações, apontava-se também para a extinção do uso de mão de obra escrava negra no Império brasileiro: o Brasil inicia sua grande imigração e busca de mãode obra europeia para trabalhar nas fazendas de café. Ao buscar mão de obra europeia livre e assalariada para a lavoura, o Brasil nega a si mesmo a possibilidade de transformar os escravos negros em trabalhadores livres assalariados. Tendo em vista a temática acerca da mão de obra escrava e da mão de obra branca livre e assalariada, marque a alternativa CORRETA.

A) É possível afirmar que a massade escravos adaptar-se-ia, rapidamente, à nova condição de
trabalhador livre e assalariado, afinal, o mercado de trabalho estaria recebendo mão de obra especializada e habituada ao trabalho capitalista.
B) Os grandes fazendeiros não conseguiam imaginar transformar o regime de trabalho da grande massa de trabalhadores escravos num regime de trabalho livre e assalariado; ainda em relação àtemática do trabalho escravo versus trabalho livre e assalariado executado por imigrantes, podemos afirmar que chegavam ao Brasil ideias de caráter racista de autores europeus como Buckle e Gobineau, ou seja, escravos, ex-escravos e mestiços eram vistos como inferiores por essa corrente ideológica, portanto, receber imigrantes brancos poderia promover o branqueamento da raça no Brasil.
C) As teoriasraciais que chegavam ao Brasil não encontravam eco nas preocupações da elite brasileira porque aqui a mestiçagem não era comum, sendo a maioria da população branca, ou seja, não havia interesse em europeizar o Brasil.
D) A proibição do tráfico negreiro, estabelecida em 1850, e sua consequente extinção, não provocaram o aumento do preço do escravo no Brasil do Segundo Império.
E) Após 1850, osuprimento de cativos no Brasil não ocorreu de maneira nenhuma, ou seja, também não houve o chamado tráfico interprovincial.

2. A Igreja Católica foi uma importante base de apoio do governo Vargas e a inauguração da estátua do Cristo Redentor foi um dos marcos mais simbólicos da presença católica na Era Vargas, inclusive, como uma força anticomunista. A Igreja Católica contribuiu para que a massa dapopulação apoiasse o governo de Vargas e recebeu, em troca, uma marcante recompensa. Sobre essa recompensa, marque a alternativa CORRETA.

A) A união entre o Estado Getulista e a Igreja Católica levou o Brasil a viver uma teocracia no período entre 1930 e 1945.
B) A recompensa recebida pela Igreja Católica foi a inauguração da estátua do Cristo Redentor (valorizando a Igreja Católica) no ano de1937, quando começou o Estado Novo Getulista.
C) A única recompensa recebida pela Igreja Católica no governo Vargas, entre 1930 e 1945, foi a de não ser perseguida pelo Estado.
D) A recompensa recebida pela Igreja Católica foi a do Estado Getulista obrigar a população brasileira a se converter ao catolicismo.
E) A partir de 1931, o Ensino Religioso (Católico) foi permitido nas escolaspúblicas.

3. A Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos militares mais letais na história da humanidade. Suas origens podem ser mapeadas desde a Segunda Revolução Industrial, a emergência do nacionalismo e do imperialismo. Dentre os conflitos que sinalizavam no horizonte um embate de grandes proporções é possível citar a Questão Balcânica, a Questão Marroquina e a Questão dos Estreitos do Mar...
tracking img