Vertentes naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A madeira é uma ilha de origem vulcânica. O material que constitui o solo da ilha sofre uma fragmentação e uma intensa meteorização. Com as cheias ocorrem deslizamento de terra (movimentos emmassa). Os movimentos em massa ocorrem principalmente na face Norte da ilha.
Sabendo que a madeira é constituída essencialmente por rochas vulcânicas (basalto) quando há ocorrência de precipitação, estanão vai infiltrar. Como não infiltra o solo, a água da chuva intensa vai provocar deslizamento de terra

Medidas de prevenção:

Os movimentos em massa ocorridos ao longo de uma vertente podem serresponsáveis por prejuízos materiais significativos e, inclusive, perda de vidas humanas o que já se verificou em alguns episódios que ocorreram na Madeira. Deste modo, devem ser adotadas medidaspara minimizar, ou mesmo anular, o risco geológico.
De entre as muitas medidas que se podem adoptar destacam-se as seguintes:
1. Estudo das características geológicas e geomorfológicas de um local,para avaliação do seu potencial risco para a ocorrência de um movimento em massa.
2. Elaboração de cartas de ordenamento do território, com a definição das áreas onde possam ser exercidas asdiferentes actividades humanas (zonas habitacionais, zonas agrícolas, zonas ecológicas, vias de comunicação, etc.).
3. Elaboração de cartas de risco geológico, onde se evidenciem as áreas com diferentesgraus de probabilidade de ocorrência de movimentos em massa.
Se a probabilidade de ocorrência de um movimento em massa for considerada elevada, simplesmente não deve ser autorizada, para aquelelocal, qualquer tipo de construção. Trata-se de um local de risco geológico elevado. Noutros locais, de menor risco geológico, poderão ser autorizadas actividades humanas, mas, mesmo assim, devem seracompanhadas de um projecto de engenharia que permita diminuir a probabilidade de ocorrência de um movimento de massa.
4. Remoção ou contenção (pregagens, muros de suporte ou outras) dos materiais...
tracking img