VERTEDORES E CALHA PARSHALL

1397 palavras 6 páginas
VERTEDORES
Matéria: Hidráulica Geral e Aplicada
Professor: Hebert

DESCRITIVO
Os vertedores podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. O termo aplica-se, também, a obstáculos a passagem da corrente e aos extravasores das represas. Os vertedores são, por assim dizer, orifícios sem a borda superior.
Há muito que os vertedores têm sido utilizados, intensiva e satisfatoriamente , na medição de vazão de pequenos cursos de água e condutos livres, assim como no controle do escoamento em galerias e canais, razão por que o seu estudo é de grande importância. COMPONENTES
A borda horizontal denomina-se crista ou soleira. As bordas verticais constituem as faces do vertedor. A carga do vertedor, H, é a altura atingida pelas águas, a contar da cota da soleira do vertedor.
Devido a depressão (abaixamento) da lâmina vertente junto ao vertedor a carga H deve ser medida a montante, a uma distância aproximadamente igual ou superior a 5H. A profundidade do vertedor é a distância vertical entre a soleira e o fundo do conduto livre
(canal, córrego, etc.)

Corte Transversal

Corte Longitudinal

ILUSTRAÇÃO EM CORTES
DE UM VERTEDOR
 Soleira: parte superior da parede em que há contato com a lâmina vertente.
 Carga sobre a soleira (h): distância vertical entre o nível da soleira e o nível d’água à montante, aproximadamente igual a seis vezes a carga. No geral, a uma distância de 1,50 m.
 Altura do vertedor (P): diferença de nível entre a soleira e o fundo do canal de chegada
 Largura da soleira (L): dimensão da soleira através da qual há o escoamento. CLASSIFICAÇÃO DOS
VERTEDORES
Assumindo as mais variadas formas em disposições, os vertedores apresentam comportamentos os mais diversos, sendo muitos os fatores que podem servir de base a sua classificação:
 Quanto à forma geométrica da abertura: retangulares, triangulares, trapezoidais, circulares, parabólicos.
 Quanto à altura relativa da soleira: descarga livre (se o nível d’água de

Relacionados