VERTEDORES INTRODUÇÃO

426 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO – VERTEDORES
Definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa, os vertedores são estruturas hidráulicas que possuem diversas finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os seus principais usos. Hidraulicamente os vertedores devem ser construídos com forma geométrica definida e seu estudo é feito considerando-os como orifícios incompletos, ou seja, sem a borda superior.
Quando empregada na eliminação ou condução do excesso de água de maneira segura, passam a ser denominados como vertedores-extravasores e assume a forma de um orifício sem a parte superior, que geralmente é empregado em barragens.
Os vertedouros podem conter algum mecanismo (comporta que regule a passagem do fluxo de água por eles. Nas barragens, este serviço geralmente é feito por comportas de aço, ou por válvulas.
O projeto de um vertedouro de uma grande barragem exige estudos hidrológicos detalhados, além de simulações do escoamento em modelo físico reduzido e, por meio de dinâmica dos fluidos computacional (nos casos mais simples, utiliza-se, pelo menos, as equações de Boussinesq com o intuito de simular de forma aproximada a possibilidade de catástrofes, como o rompimento da barragem).
O maior vertedouro do mundo é o da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins, no Brasil, com uma capacidade de projeto calculada para a enchente decamilenar (Período de retorno igual a dez mil anos) de 110.000 m³/s.
Os vertedores, outrora conhecidos como sangrador ou sangradouro, podem ser classificados em relação a diversos aspectos tais como, Quanto à forma:
Simples: (Retangular, triangular, trapezoidal, circular, exponencial);
Compostos: (Seções combinadas – duas ou mais formas geométricas).
Quanto ao tipo da soleira ou crista:
Soleira delgada (chapa metálica ou madeira chanfrada);
Soleira espessa (alvenaria de pedras ou tijolos e concreto).
Quanto à altura relativa da soleira ou crista:
Livres ou completos: (p > p’);

Relacionados