Vertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia e fisiologia comparada dos vertebrados

Os vertebrados constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral étambém uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).

Aves

Elas são cobertas de penas. Possuem patas e asas.

Respiração: Pulmões compactos presos às costelas e ligados a sacos aéreos.

Circulação: Fechada. Com sistema porta hepático e sistemaporta renal reduzido.

Reprodução: Seres geralmente com dimorfismo sexual. Postura de ovos com casca calcária e necessidade de incubação. Cuidado parental com os filhotes, na maioria dos casos.
A Fecundação é interna e Cruzada. Possui segmentação meroblástica.

Características do Corpo: Coberto com penas.
Dois pares de Extremidades Anterior transformado em asas e posterior com pernas epés, com 4 dedos, geralmente.
O Esqueleto é Delicado, Forte e ossificado com ossos fundidos e aerados. Crânio com côndilo occipital. Pelve fundida a numerosas vértebras. Esterno grande geralmente com quilha mediana e com poucas vértebras caudais.

   
Mamíferos

Sua pele é coberta de pelos. A fêmea alimenta os filhotes com o leite de suas mamas.
     
 Respiração: Os mamíferos possuemrespiração exclusivamente pulmonar. O sistema respiratório deles é formado pelos pulmões e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios). Os movimentos de entrada do ar (inspiração) e saída (expiração) são controlados por um músculo que separa o tórax do abdômen: o diafragma.

Circulação: O sistema circulatório dos mamíferos é formado pelo coração e vasossanguíneos (artéria, veias e capilares). O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos, como ocorre nas aves. O sangue carregado de oxigênio (arterial) circula pela metade esquerda do coração, enquanto o sangue rico em gás carbônico (venoso) circula pela metade direita. Portanto, não ocorre a mistura de ambos.

Reprodução: Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente docorpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com a forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebe nutrientes e oxigênio, através da placenta. Estas substâncias, necessária à sua sobrevivência, chegam ao feto pelo cordão umbilical.
Nem todos os mamíferos possuem placenta. Como exemplo, podemoscitar o ornitorrinco e a équidna, pertencentes a um grupo de mamíferos que põem ovos. Um outro caso especial é o grupo dos cangurus. As fêmeas destes animais possuem uma bolsa chamada marsúpio, onde o filhote fica protegido desde o seu nascimento até o seu completo desenvolvimento.
O tempo de gestação dos mamíferos é bastante variado.
Características do Corpo: O termo mamífero refere-se àsglândulas mamárias, presentes nas fêmeas, que fornecem o leite para alimentar os filhotes. Esta é a principal característica desses animais. Eles ainda têm outras características que nenhum outro animal possui:
- pêlos recobrindo o corpo;
- desenvolvimento do filhote dentro do útero;
- presença de placenta: um órgão através do qual o filhote recebe os nutrientes da mãe;
- presença de um músculorespiratório, chamado diafragma, que determina os movimentos dos pulmões durante a respiração.

Peixes

Sua pele é coberta de escamas. Eles respiram dentro da água.

Respiração: A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

Circulação: O coração dos peixes...
tracking img