Vertebrados: peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vertebrados

Os animais que possuem coluna vertebral são chamados vertebrados. Eles se dividem em 5 grupos: peixes, anfíbios répteis, aves e mamíferos.
[pic]


Peixes
Os peixes são os vertebrados mais antigos e extremamente bem adaptados a vida na aquática.
O tipo de esqueleto é uma importante característica que divide os peixes em dois grandes grupos: peixes ósseos,formados por esqueleto ósseo e pertencentes à classe dos osteíctes; e peixes cartilaginosos, formados por esqueleto cartilaginoso que é um tecido mais mole que o osso, e possui como representantes, por exemplo, os tubarões e as arraias, pertencentes ao grupo dos condrictes.
[pic]
Osteíctes
[pic][pic]
Condrictes
Como os peixes são aquáticos, eles apresentam no corpouma série de adaptações à vida na água:
• corpo com forma hidrodinâmica, isto é, achatado lateralmente e alongado, o que favorece seu deslocamento na água;
• presença de nadadeiras e cauda, estruturas de locomoção que auxiliadas pelos movimentos sinuosos, elas impulsionam o peixe, dão equilíbrio e servem de freio para o movimento;
• corpo geralmente recoberto por escamas, cujaorganização diminui o atrito com a água enquanto o animal se desloca; além disso , a pele é dotada de glândulas produtoras de muco, o que também contribui para diminuir o atrito com a água e o protege contra parasitas;
[pic]
Alimentação e digestão
Alguns peixes são herbívoros, alimentando-se principalmente de algas. Outros são carnívoros, e alimentam-se de outros peixes e de animais diversos,como moluscos e crustáceos. E há também espécies filtradoras, que se alimentam dos pequenos organismos que flutuam na água que formam o plâncton.
O sistema digestório dos peixes é completo: possui duas aberturas, além de glândulas anexas, como o fígado e o pâncreas. Nos peixes ósseos, termina no ânus. Nos peixes cartilaginosos, termina em uma abertura chamada cloaca, que serve também paraos sistemas excretor e reprodutor.
[pic]
[pic]


Respiração
A maioria dos peixes respira por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. A água que contém o oxigênio entra pela boca do peixe, banha as brânquias e sai pelas aberturas existentes na faringe, as fendas branquiais.
Nas brânquias, onde existem muitos vasos sanguíneos, o gás oxigênio dissolvido na águapassa para o sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico que se forma no organismo do animal e que está no sangue passa para a água, sendo eliminado do corpo.
Nos peixes ósseos, a água é impulsionada para as brânquias por músculos da cavidade da boca.
Nos peixes ósseos, o bombeamento da água é auxiliado pelo orpéculo, que cobre as brânquias. Quando a água entra pelas boca, o opérculo estáfechado. Depois, a boca se fecha, os opérculos se abrem e água é forçada a sair, passando pelas brânquias.
Existe um grupo de peixes que possui pulmão chamados de peixes pulmonares. Eles usam o pulmão para respirar o oxigênio do ar.
[pic]


[pic][pic]
Brânquias (Osteíctes)
[pic]
[pic]
[pic]
Pirambóia (peixe pulmonar)

Bexiga natatória
A maioria dos peixes ósseos possui um órgãochamado bexiga natatória. Trata-se de um saco que armazena gás e pode aumentar ou diminuir de tamanho. Ela ajuda o peixe a flutuar.
Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória, mas seu fígado acumula gordura, o que ajuda na flutuação.
[pic][pic]
[pic]

Circulação de sangue e excreção
O coração dos peixes tem duas cavidades um átrio e um ventrículo  e por elecircula apenas sangue não-oxigenado. Depois de ser bombeado pelo coração, o sangue não oxigenado vai para uma artéria e dai para as brânquias, onde recebe gás oxigênio, e perde gás carbôno para a água. A seguir, esse sangue, agora oxigenado, é distribuído para todos os órgãos do corpo do animal. Das células desses órgãos o sangue recebe gás carbônico, e volta para o coração para ser bombeado, e...
tracking img