Versalhes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O tema aqui tratado, no âmbito da disciplina de História, é sobre o Tratado de Versalhes, um tratado de paz assinado em tempos de guerra, com a finalidade de devolver a tranquilidade.

O objectivo deste trabalho é demonstrar do que se trata o Tratado de Versalhes, o seu propósito, e de uma forma sintetizada (pois não consegui encontrar o Tratado na sua totalidade) o seu conteúdo.Para além disso achei necessário inserir neste trabalho os antecedentes do tratado, mais precisamente, a Primeira Guerra Mundial – para compreendermos a necessidade que houve em formulá-lo – e ainda, o Armistício de Compiègne, que foi basicamente a base, ou o primeiro passo, do Tratado de Versalhes.

As perguntas que desejo formular são nomeadamente: O que levou á constituição do tratado?, Noque resultou? Se teve resultados positivos ou negativos? E por fim, mas não em ultimo lugar, o que foi o Tratado de Versalhes?

Finalmente, como não podia deixar de ser, inclui neste trabalho as consequências do tratado, mais precisamente as razões porque falhou.

Quanto á metodologia deste trabalho, pesquisei tanto em livros, como nos apontamentos e na Internet. Ao pesquisar para este trabalhodeparei-me com vários artigos que continham basicamente a mesma informação, o que é de esperar, daí que não tenha uma bibliografia muito alargada. No entanto, encontrei informações bastante interessantes.

Finalmente, a fim de organizar correctamente este trabalho organizei-o por tópicos, tratei de cada um com cuidado, citei as fontes correctamente e recorri também ao uso de imagens.

APrimeira Guerra Mundial: uma síntese

A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, foi um conflito mundial que ocorreu entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.O conflito decorreu entre a Tríplice Entente - constituída pelo Império Britânico, pela França, pelo Império Russo (até 1917) e pelos Estados Unidos (a partir de 1917) - que derrotou a Tríplice Aliança - fundadapelo Império Alemão, pelo Império Austro-Húngaro e pelo Império Turco-Otomano.

Tudo começou com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, ocorrido a 28 de Junho. O império Austro-húngaro culpabilizou o governo da Sérvia, mandando-lhe um ultimato, que este aceitou prontamente á excepção de um aspecto: a participação dos agentes austríacos na investigação do assassínio, o que na opinião sérviaconstituía uma afronta á sua soberania. Devido á resposta Sérvia, o império Austro-húngaro cortou todas as relações diplomáticas com o país e, de seguida, declarou guerra ao mesmo – que contou com a ajuda da Rússia, sua aliada. A Alemanha, aliada do império Austro-húngaro, mandou um ultimato á Rússia – que foi recusado – e depois declarou-lhe guerra. Mais tarde, com vista a imobilizar tambémFrança, o império alemão, enviou um ultimato á Bélgica (que dava passagem para a França) – que também foi recusado, resultando novamente numa declaração de guerra. Logo a seguir a Alemanha decidiu declarar guerra á França, e no dia seguinte invadiu a Bélgica. Esta série de acontecimentos, todos considerados como uma afronta á soberania Belga, fizera com que o império britânico saísse da sua posiçãoneutra e entrasse na guerra, ficando contra a Alemanha, dando assim inicio às duas alianças militares.

No início da guerra, em 1914, a Itália era aliada da Tríplice Aliança, mas, tendo em conta que a guerra havia sido declarada pela Áustria, e se tratava de oponentes fortes, o governo italiano decidiu permanecer neutro.

No entanto, mais tarde, a Tríplice Entente e a Itália fizeram um pactosecreto contra o aliado austríaco – o chamado Pacto de Londres. Neste pacto estava estipulado que a Itália deveria entrar em guerra, durante um mês, em troca de receber alguns territórios assim que terminasse, como: “ Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, a Gorizia, Ístria (com excepção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia; um protectorado sobre a Albânia e sobre algumas ilhas do Dodecaneso e...
tracking img