Verminose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verminose  é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é umadoença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.
Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais.Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.
A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou águacontaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os tipos de verminoses mais frequentes são:
* Ascaridíase, vulgarmente conhecida como lombriga;
* Teníase, chamada popularmente desolitária;
* Oxiuríase;
* Tricuríase;
* Ancilostomíase, conhecida como amarelão;
* Outras menos freqüentes: amebíase, estrongiloidíase, giardíase e esquistossomose.
Os sintomas maiscomumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.
Aprincipal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstruçãointestinal, retardo dodesenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.
O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para oparasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:
* Lavar bem as mãos sempre que usar obanheiro e também antes das refeições;
* Beber apenas água filtrada ou fervida;
* Levar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
* Andar sempre...
tracking img