Vermiculita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
CNPq

Influência do teor da argila organo-vermiculita na formação de nanocompósitos com matriz termofixa

Orientador: Prof.ª Dra. Renata Barbosa
Co-Orientador: Prof.ª Msc. Tatianny Soares Alves
Orientando: Daniel de Sousa Rodrigues

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO

Introdução

Autilização de argila vermiculita na formação de nanocompositos tem como principal objetivo melhorar a resistencia de determinado material em que será usado, atraves dos ensaios descobre-se as influencias vantajosas dessa argila para uma determinada matriz.
Argila é definida como uma rocha que contêm essencialmente um grupo de minerais que recebem o nome de argilominerais; tanto as diferentesargilas como também cada um das quatro dezenas de argilominerais têm nomes específicos (FERREIRA, 2009).
A vermiculita, é uma argilomineral existente na natureza na forma de macro e micro cristais. Esse argilomineral apresenta estrutura constituída por folhas finas de cristais, normalmente ligados face a face, originando a célula unitária, que é constituída de duas folhas tetraédricas separadas poruma octaédrica, como pode ser observado na figura 3, que dessa maneira, são unidos entre si por átomos de oxigênio através de ligação covalente, tornando-a estável e apresentando cátions tocáveis em posições interlamelares (FERREIRA, 2009).

Objetivo Geral
Avaliar o efeito do aumento do teor de argila vermiculita nas propriedades mecânicas, térmicas e inflamabilidade de nanocompósitos commatriz termofixa.
Objetivos Específicos:
* Caracterizar a argila não modificada e após modificação com o sal quaternário de amônio, por Fluorescência de raios- X e termogravimetria

* Fazer um estudo sistemático da interação da argila com diferentes solventes orgânicos (Teste do Inchamento de Foster);

* Aumentar o teor de argilas organofílicas e avaliar a sua influência na formaçãode nanocompósitos com matrizes poliméricas termofixas;

* Caracterizar os nanocompósitos através do teste de sorção de água, o desempenho morfológico (DRX e MO), mecânico (tração e impacto), térmico (TG) e de inflamabilidade (UL94).

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Vermiculita

Argilas são essencialmente silicatos hidratados de alumínio geralmente cristalinos denominados argilominerais, podendoconter ferro e magnésio. Podem conter ainda outros minerais, matéria orgânica e sais solúveis. Sob o ponto de vista físicoquímico, as argilas podem ser consideradas como sistemasm dispersos de minerais, nos quais predominam partículas de diâmetro abaixo de 2 μm (R. E. Grim 1953). A maioria dos argilominerais são subdivididos em função de suas propriedades estruturais e são essas propriedades quefornecem o desempenho desse material para as mais diversas aplicações (R. E. Grim 1963)

Metodologia

Materiais

Matriz

Será utilizada como matriz polimérica a resina Poliéster insaturada diluída em monômero de Estireno, fornecido pela Humaitá Ind.Quimica LTDA.

Catalisador

Será usado como agente catalisador o Peróxido de Metil Etil Cetona em Dimetilftalato, fornecido pelaHumaitá Indústria Química LTDA.

Carga

Como carga será utilizada a argila Vermiculita Natural Expandida, proveniente da região de Santa Luzia, PB, fornecida pela Mineração Pedra Lavrada.

Sal quaternário de amônio

O sal de amônio utilizado será o Cloreto de alquiltrimetilamônio, de nome comercial ARQUAD T50-E, de massa molar 340,5g/mol, líquido a temperatura ambiente e fabricado pelaAkzoNobel Surface Chemistry.

Métodos

Organofilização das argilas

Serão preparadas dispersões contendo 400ml de água destilada e 16g de argila. A argila será adicionada aos poucos com agitação mecânica concomitante e após a adição de toda a argila a agitação será mantida por 20 minutos. Em seguida, será adicionada uma solução de água destilada e do sal quaternário de amônio. A agitação...
tracking img