vermes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Islão é a segunda religião com maior número de fiéis, atrás apenas do cristianismo, segundo o CIA World Factbook de 2005.De acordo com o World Network of Religious Futurists, e o U.S. Center forWorld Mission o islamismo estaria crescendo mais rapidamente em número de crentes de qualquer outra religião. 
O islamismo hoje é dominado pelo tradicionalismo, preocupado com a manutenção de rituaise práticas antigas, como o uso do véu pelas mulheres. Existem ainda correntes que pretendem conciliar o Islã com aspectos da modernidade, que são principalmente ativas nos Estados Unidos da América. Àsemelhança do que acontece no judaísmo e no cristianismo, o islamismo é também marcado pela existência de movimentos ditos integristas ou fundamentalistas. 
As tradições islâmicas baseiam-se noAlcorão, nos ditos do profeta (hadith) e nas interpretações destas fontes pelos teólogos. Ao longo dos últimos séculos, tem-se verificado uma tendência para o conservadorismo, com interpretações novasvistas como indesejáveis. 
A xariá antiga tinha um caráter muito mais flexível do que aquele hoje associado com a jurisprudência islâmica (fiqh), e muitos acadêmicos muçulmanos islâmicos acreditam queela deva ser renovada, e que os juristas clássicos deveriam perder o seu estatuto especial. Isto implica a necessidade de formular uma nova fiqh que seja praticável no mundo moderno, como propostopelos defensores da islamização do conhecimento, e iria lidar com o contexto moderno. Este movimento não pretende alterar os pontos fundamentais do islamismo, mas sim evitar más interpretações e libertaro caminho para a renovação do prévio estatuto do mundo islâmico como um centro de pensamento moderno e de liberdade.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para osmulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum...
tracking img