VERIFICA O DA APRENDIZAGEM RP PEDAG

376 palavras 2 páginas
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM – METODOLOGIA E DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: ____________________________________________________________________________
Pedagogia
Pólo: São José do Rio Preto

Segundo a PROPOSTA CONSTRUTIVISTA que ganhou força na década de 1980, o Foco a ser considerado no ensino aprendizagem é a reflexão do estudante sobre o sistema de escrita, seus usos e suas funções (sistema alfabético e os comportamentos leitores e escritores). Segundo nossas considerações em sala e as leituras propostas, escrevam um texto sobre a metodologia e didática aplicada na Língua Portuguesa na educação atual.

Referências:
Textos da Pedagogia Unesp/Univesp;
FERRARI, Márcio. Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml. Acesso em: 01 out. 2012.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Revista Moçambrás, n° 47, 2005, USP/UEM: CNPq e UNESCO. Disponível em: www.acoalfaplp.net. Acesso em: 01 out. 2012c.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
RIZON, Gisele. A sala de aula sob o olhar do Construtivismo piagetiano: perspectivas e implicações. In: V CINFE – Congresso Internacional de Filosofia e Educação, Caxias do Sul-RS, Anais, mai. 2010. Disponível em:http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/Construtivismo_Piagetiano.pdf
Em continuidade a reflexão que o aluno deve ser avaliado pelo que aprendeu e também pelo que não conseguiu aprender, a proposta construtivista apoia-se no entendimento do sistema de escrita.
A conscientização de alunos, professores e pais sobre a fundamentação da escrita significa um pequeno avanço na transformação da concepção do processo de ensino.
A partir do momento que a criança entenderem o que é a letra “a” , qual o seu gênero , sua concepção para que é

Relacionados

  • Sistema tutores inteligentes
    35293 palavras | 142 páginas
  • 20110829 Camilo Eduardo Ico2 Internet Compromocional
    63851 palavras | 256 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas