Verdadeiro poder

Capacidade analítica e conhecimentos, aliados a uma liderança que faça acontecer, são o verdadeiro poder

O VERDADEIRO PODER

O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece, com grande didática, quais são os pontos de sucesso que estão portrás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. Em outras palavras, Vicente Falconi releva o que está por trás dos resultados alcançados.


3. A sala deve dispor de meios para projetar Figuras e Tabelas deste texto (solicite a alguém que prepare uma apresentação básica com todas as tabelas e figuras).Deve também conter uma cumbuca com papéis nos quais é escrito o nome de todos os participantes.
4. Todos os membros do grupo estudam um capítulo toda semana (no caso deste livro seria conveniente dividir o capítulo 6 em duas partes,com uma semana para cada parte).Um dos membros do grupo é sorteado na hora do encontro para apresentar o capítulo dasemana aos outros.Como todos estudaram para apresentar,a discução geralmente e muito boa.
5. Caso o apresentador não tenha estudado,a reunião é desfeita.Não se deve sortear ou indicar outro,nem mesmo aceitar voluntários para apresentar.O método é baseado no compromisso de todos.
6. Após o sorteio o nome retorna á cumbuca.Uma pessoa que apresentar um capítulo numa semana poderá ser sorteado napróxima.
6. Após o sorteio o nome retorna á cumbuca.Uma pessoa que apresentar um capítulo numa semana poderá ser sorteado na próxima.
Este método é um sucesso. Não gostamos muito de ler,mas gostamos de trabalhar em grupo.
INTRODUÇÃO

O texto enfatiza a importância do entendimento do significado de método e de sistema de gestão, fazendo um esforço para que todos se libertem de nomes comerciaisatribuídos ao método e se concentrem no método em si. Não existem vários métodos para atingir metas, só um, o método cartesiano proposto por volta de 1600. Um consultor pode enfatizar mais um ponto do que outros, ou pode ainda utilizar recursos de análise mais ou menos sofisticados, mas isto não quer dizer que o método seja diferente. O mesmo acontece com a expressão “ Sistema de Gestão”: cada consultoriatem seu próprio entendimento.Como o sistema de gestão é constituído de método, e só existe um, cada consultor cria seu próprio método e para cada tipo de empresa.E como uma empresa é constituída por pessoas e outros recursos,ela tem uma curva de aprendizado para que tenhamos a possibilidade de cultivar pessoas que são excepcionais e uma cultura de alto desempenho para empresa.

Estou convencidode que o verdadeiro poder está no conhecimento que é extraído das informações pela prática da análise. Somente a analise permite conhecer a verdade dos fatos que melhoram substancialmente a tomada de decisões, garantindo a obtenção de excelentes resultados. Poderíamos então dizer o seguinte: “Capacidade analítica e conhecimento, aliados a uma liderança que faça acontecer, são O VERDADEIROPODER”.

Acredito profundamente no conhecimento como instrumento libertador das pessoas, das organizações e das sociedades. Não existe outra maneira a não ser começar pelas pessoas.

FOCO DA GESTÃO

Falhamos por quê?

(A) Não colocamos as metas certas (ou não definimos nossos problemas de forma correta).

(B) Não fazemos bons planos de ação,seja porque desconhecemos os métodos de análise,sejaporque não temos acesso ás informações necessárias (falta conhecimento técnico).

(C) Não executamos completamente, a tempo, os planos de ação.

(D) Podem ocorrer circunstâncias fora do nosso controle.

FOCANDO A ORGANIZAÇÃO

O gerenciamento é, por sua natureza, focado nos fins e, portanto, na missão geral de qualquer organização, que é “satisfazer necessidades de seres humanos”. A...
tracking img