Verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O problema da verdade

A verdade é . . ., vocábulo que, não comporta uma definição de aceitação unânime. Sua definição se dá de forma intuitiva.
Vejamos os exemplos abaixo, a ela relacionados:Lei da Gravidade
“Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também semove em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração).”
1° Lei da Termodinâmica
“A energia total transferida para um sistema é igual à variação da sua energia interna.”
Osmose
“Movimento daágua entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência da células.”
Operações matemáticas
2 + 2= 4
Fatos do cotidiano
STF suspende a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010.
Os exemplos acima listados, são verdade na qual acreditamos. Verifica-se que elas se impõem de formaarbitrária. A verdade é impositiva, não há como questioná-la.
Séculos atrás imperava a teoria geocêntrica. Maquiável identifica o equívoco de tal teoria e nos apresenta o modelo heliocêntrico. AIgreja Católica relutou em retificar seu erro, tentando impor um modelo que ia de encontro a verdade. Esta última, uma vez comprovada, se impôs, não cabendo a ninguém questioná-la.
Onde quero chegar?O que é passivo de questionamentos, não se pode atribuir num primeiro momento, plena veracidade.
E o que fazem as religiões? Afirmam, cada uma, em seus ensinamentos e dogmas, conter a plenitude daverdade. Sendo o objeto da religiões DEUS, e por este não se fazer “presente”, uma vez que as religiões criam meios de se chegar a ele, como podem avocar para si o direito de detentoras da verdade?Simples, seus livros mágicos. Historias e alegorias. “Cave ab homine unius libri”, (Cuidado com o homem de um só livro, já nos alertava São Tomás de Aquino).
É a fé que fundamenta a existência de...
tracking img