Verdade x realidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verdade X Realidade
 VERDADE:
"Distingue-se verdade de veracidade considerando-se que, enquanto a primeira é a própria realidade da coisa, ou a correspondência da coisa com o intelecto, ou doenunciado com aquilo de que se fala, etc., a segunda é uma espécie de correspondência do que se diz com quem o diz. Por isso, enquanto o contrário da verdade ou dos diversos tipos de verdade, é o erro,o contrário da veracidade é a mentira ou o engano.
. É o que sucede, por exemplo, com Nietzsche, para quem a verdade (Wahrheit) é uma abstracção quando comparada com o carácter concreto daveracidade (Wahrhaftigkeit).

Tem-se considerado muitas vezes que a veracidade é equivalente à “verdade moral”, em oposição à “verdade ontológica”, “verdade metafísica”, “verdade gnosiológica”, “verdadelógica”, “verdade semântica” ou quaisquer outras formas de “verdade”. “À verdade moral — escreveu Leibniz — há quem chame veracidade” (Nouveaux Essais, IV, v, 11). De qualquer modo, a veracidade é otipo de verdade que compromete quem a propõe, quer seja, como se disse no passado, moralmente, quer seja, como se disse em tempos mais recentes, “existencialmente”. Por este motivo se fez equivalerigualmente a veracidade à sinceridade. O que parece indicar que é possível ser veraz e não dizer a verdade. Mas não parece possível ser veraz sem vontade de dizer a verdade e, mais, de fazer tudo o que forpossível para a dizer. Por isso não se pode ser veraz mentindo, como também se não pode sê-lo mantendo uma atitude de indiferença, ou de despreocupação, pela verdade.

Dizer que uma coisa 'éverdade' significa que é 'mais verdade' que outras afirmações concorrentes sobre o mesmo tema, embora não represente a verdade absoluta. Por exemplo, é 'verdade' para os europeus que Colombo descobriu ocontinente americano (embora sem dúvida, navegadores vikings tivessem chegado antes, mas sem dar a mesma publicidade ao feito nem tentar a colonização)" (F. Savater - As Perguntas da Vida, p. 61)....
tracking img