Verdade em maquiavel e hannah arendt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Social e Política

Primeira Questão: Qual o sentido de verdade em Maquiavel? Será que ela abrange todos os tipos de verdade, que foram focados por Hannah Arendt? Qual a relação entre a verdade aqui pensada por Maquiavel, e a própria essência independente da política, como objecto de conhecimento e domínio da racionalidade prática?

R:.Maquiavel, em O Príncipe, vem mostrar a duraverdade no seio da política, vem alertar aquele que quer ser bem sucedido na política e na orientação do povo, da má vontade ou malícia dos homens.
Maquiavel nunca se deixou levar pelos “desvarios da sua imaginção [...], repúblicas e principados que nunca foram vistos nem conhecidos por verdadeiros.”, como A República de Platão ou a Utopia de Thomas Moore, pois há uma enorme diferença entre o reale o ideal, e a malícia dos homens nunca iria permitir uma política apenas de bem e aquele que tentasse alcançar tais repúplicas iria mais “perder-se do que [...] salvar-se”.
O homem não é bom ou mau por natureza, mas pode ser um ou outro, ou mesmo um e outro, e o político deve precaver-se perante esse lado mau e assim evitar ser traído ou derrubado da sua posição. Deverá estar preparado para opior e “manter a sua posição aprender a não ser bom, e a servir-se ou não disso de acordo com a necessidade” necessidade essa, quando alguém não bom interrompe o seu rumo na política e então, nessas alturas, saber não ser bom e combater o mal com o mal.
Esta posição é fundamental e é alcançada após um reconhecimento da dura verdade que Maquiavel nos traz, do qual o caminho na política está rodiadade traições e malícias dos homens, e que não se pode ser apenas bom.
Maquiavel vem basear-se em verdades de facto, factos que estão registados na história poltícia e também presenciados ao longo da vida política de Maquiavel, com este conhecimento de mentiras, traições, verdades escondidas no seio da política, Maquiavel traz-nos verdades de razão, verdades que se sabem através da história e defactos registados, isto é, Maquiavel baseia-se em verdades de facto mas vem alertar a verdades de razão, na medida em que este alerta para um presente conhecido por indução, por a política ter sido sempre assim ao longo da história. Diria inclusive que Maquiavel não só mostra verdades de facto e de razão (segundo a classificção de verdade de Hannah Arendt) como também vem mostrar a mentiraexistente dentro da esfera política.

Maquiavel, tendo estado dentro da esfera política sabe como a verdade é usada e o perigo de um político se deparar com a mentira de outro, ou do perigo do povo se entrar em contacto com certas verdades. Então, enquanto Hannah Arendt nos traz os tipos de verdades da esfera política em relação com o povo, Maquiavel dá-nos a verdade da esfera política em relação comela mesma, como por exemplo, de político para político, no entanto, a verdade revelada po Maquiavel interfere na essência independente da política em que esta tem como essência servir o povo e não servir a prória política, mais propriamente os políticos. Em primeira mão temos o conhecimento indutivo por parte de Maquiavel que seria a falta de bondade no seio da acção política e que nos traz comodomínio da racionalidade prática o ajudar a saber precaver-se enquanto praticante na função política.

Segunda Questão: Explique as dificuldades que o “ponto de vista político” manifesta quando se trata de encarar e enquadrar a verdade em geral, e a verdade factual em particular. Podemos estabelecer alguma proximidade entre o texto de Hannah Arendt e o de Maquiavel?

R:.As verdades factuais doponto de vista poltíco pode de facto trazer problemas para esta, problemas que trarão impacto na economia e na gestão ou orientação da política, verdades factuais como: o cancro causado pelo tabaco; ou, o amianto é prejudicial à saúde humana; trazem consigo consequências bastante problemáticas e profundas na economia e na forma como o dinheiro dos contribuintes é afectado. As verdades factuais...
tracking img