Verbos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
nome da sua escola

seu nome

Verbos

data
serie
nome da sua escola

seu nome
ano
Português
Verbos
1º Bimestre
12/04/2013

Sumario:

1.0 - Os Verbos
1.1 – O que É Verbo
2.0 - Verbos Regulares E Irregulares
2.1 - Verbos REGULARES DA 1ª  CONJUGAÇÃO
2.2 - Verbos Anômalos
2.3 - Verbos Abundantes
2.4 - Verbos Defectivos
3.0 - Verbos Auxiliares
3.1 - Verbo Auxiliar Modal3.2 - Verbo Auxiliar Aspectual
4.0 - Verbos De Ligação
5.0 – Verbos Transitivos


1.0- Os Verbos
são palavras que podem indicar uma ação (correr, trabalhar), um estado (ser, estar), um fenômeno da natureza (chover, ventar), uma ocorrência (aconteceu, sucedeu), uma vontade, desejo ou sentimento (sentir, querer), uma conveniência (convém, cumprir), uma opinião (achar) etc.
A classe dosverbos é a mais variável da língua portuguesa, se flexionando em número, pessoa, tempo, modo e voz.
1.1 - Elemento principal da oração, o verbo exprime processos, ações, estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresenta, indica em português a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso. Assim, muitas informações significativas estão nele reunidas.
Verbo é todapalavra ou expressão que traduz um fato. A frase "As crianças amam o campo" enuncia um fato observado a respeito de "crianças" e de "campo". A palavra que descreve esse fato é "amam", forma conjugada do verbo amar. Quanto ao complemento na oração, os verbos são intransitivos, quando expressam uma idéia completa (andei), ou transitivos, quando exigem continuação (perdi o sapato, fui ao dentista).Quanto ao sujeito, os verbos podem ser tripessoais, unipessoais ou impessoais, segundo se empreguem nas três pessoas, apenas nas terceiras pessoas ou somente na terceira do singular. Latir é unipessoal, pois não se usa nem na primeira nem na segunda pessoa. Ventar é impessoal, uma vez que, sem sujeito, fica na terceira pessoa do singular.
Informações expressas pelo verbo. O sujeito da oração é sempreindicado pelo verbo, que aparece numa das três pessoas: a primeira, que fala; a segunda, com quem se fala; e a terceira, de quem se fala.

2.0 - Verbos Regulares e Irregulares
|
|
Cada verbo da língua portuguesa possui sua conjugação, ou seja, cada verbo se flexiona utilizando as desinências, que são os morfemas que, associados aos verbos, nos dizem em que tempo, pessoa, número e modoeles estão. Um verbo regular utiliza sempre os mesmos morfemas para indicar que está em determinada pessoa, número, tempo e modo, vejamos:
2.1 - Verbos regulares da 1ª  conjugação:
* Eu canto * Tu cantas * Ele canta * Nós cantamos * Vós Cantais * Eles Cantam | * Eu amo * Tu amas * Ele ama * Nós amamos * Vós amais * Eles amam | * Eu falo * Tu falas * Ele fala *Nós falamos * Vós falais * Eles falam |
Observemos que o radical se repete sem alterações e que as desinências também se repetem. Na primeira pessoa do plural (nós), no presente do indicativo, sempre utiliza-se o morfema –amos.
Vejamos o mesmo com verbos regulares da 2ª conjugação:
* Eu conheci * Tu conheceste * Ele conheceu * Nós conhecemos * Vós conhecestes * Eles conheceram| * Eu vivi * Tu viveste * Ele viveu * Nós vivemos * Vós vivestes * Eles viveram | * Eu comi * Tu comeste * Ele comeu * Nós comemos * Vós comestes * Eles comeram |
Da mesma maneira, observamos que no caso dos verbos regulares, repetem-se os radicais e são acrescentados sempre os mesmos morfemas para marcar as flexões do verbo.
E os verbos irregulares, o que seriam?Fica fácil de deduzir, não  é verdade? São aqueles que não correspondem a esta regularidade mostrada acima, que sofrem alguns acidentes e que tem os seus morfemas modificados, de modo que não podemos estabelecer um paradigma entre eles, nem prever que forma as desinências tomarão, pois vieram sendo modificadas ao longo do tempo, por conta da evolução da nossa língua.

Dentre as denominações dos...
tracking img