Verbos intransitivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução
Neste trabalho abordarei vários temas que terei como base os verbos intransitivos, estes são verbos que não precisam do complemento directo nem indirecto para ter sentido completo.Ao longo do trabalho irei detalhar vários subtemas em volta da intransitividade verbal.
Oxalá que os meus esforços sejam coroados de melhor êxito para bem da nossa língua, em sempre tive os olhospostos ao abalançar este trabalho. Resta-me agradecer antecipadamente qualquer critica ou sugestão.

2.0 Verbos
Verbos são as palavras variáveis com que se enuncia e atribui a uma pessoa ou coisa,uma acçao, um estdo ou uma quantidade.
Os verbos classificam-se em transitivos, intrantransitivos, regulares, irregulares, auxiliares e defectivos. Mas eu neste trabalho falarei dos verbosintransitivos.

3.0 Verbos intransitivos
Verbos intransitivos sao aqueles que exprimem uma acçao que passa imediatamente a um objecto em que ela se exercita. Também podemos definir os verbos intransitivoscomo, aqueles que nao tem complemento directo nem indirecto.
Os verbos intransitivos tem varías difiniçoes que ao longo do trabalho irei os apresentar e detalhar.
Os verbos intransitivos naopossuem complemento, ou seja, os verbos intransitivos possuem sentido completo.
Ex: “ele morreu”
O verbo morrer tem sentido cimpleto. Algumas vezes o verbo intransitivo por vir acompanhado de algumtermo que indica modo, lugar, tempo, etc. Estes termos sao chamados de adjuntos adverbiais.
Ex: “ele morreu dormindo.”
* Dormindo foi a maneira, o modo que ele morreu.
* Dormindo é o adjuntoadverbial de modo.

Existem verbos intransitivos que precisam vir acompanhados de adjutos adverbiais apenas para darem um sentido completo para a frase.
Ex: moro na cidade da beira.
O verbo moraré intransitivo, porem precisa do complemento “na cidade da beira” para que a frase tenha um sentido completo. “cidade da beira” é o adjunto adverbial de lugar.
Os verbos intransitivos como sendo...
tracking img