Verbo

Bruna do Nascimento Loureiro









VERBO










E.E. Paschoal Carlos Magno
Embu Guaçú – 25 de Março de 2013








INDÍCE
INTRODUÇÃO.…………………………………….……......… 4
VERBO.…...............................……………........………………. 5
MODO E TEMPO VERBAL........................................................ 5
CONJUGAÇÃO……………………………......……...…........... 6CONJUGAÇÃO DE VERBO – TABELA…………………........ 7
VOZES VERBAIS …………………………………………..….. 8
Passagem da Ativa para a passiva e vice-versa.......................…... 9
CONCLUSÃO ……....……………………………..………...…. 10
ANEXOS ….................................................................................. 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……….........……............ 12INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo estudar os verbos, sua designação em ação, estado ou fenômeno da natureza, sua classificação quanto à semântica, à conjugação, à mofologia e quanto à flexão. É o verbo que determina o tipo do predicado, que pode, ser verbal, nominal ou verbo-nominal.
Dessa meneira o verbo tem um papel importante, na oração.VERBO
Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, outros processos como por exemplo:
ação (correr);
estado (ficar);
fenômeno (chover);
ocorrência (nascer);
desejo (querer).
O que caracteriza o verbo são as suas flexões, e não os seus possíveis significados. Vemos que palavras como corrida, chuva e nascimento têm conteúdo muitopróximo ao de alguns verbos mencionados; não apresentam, porém, todas as possibilidades de flexão que esses verbos possuem.
O verbo[->0] pode se flexionar de quatro maneiras: pessoa, número, tempo e modo. É a classe mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais. Através de um morfema[->1] chamado desinência modo temporal, são marcados o tempo e o modo de um verbo.
MODO e TEMPO VERBAL
Omodo verbal caracteriza as várias maneiras de como podemos usar o verbo, dependendo do significado que queremos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o particípio, o gerundío e o infinitivo. Alguns autores, no entanto, as denominam: Formas Nominais do Verbo.
Desta forma,
• Modoindicativo: O verbo expressa um ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
• Modo subjuntivo: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
• Modo imperativo: Apresenta-se naforma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.
Já o tempo verbal, informa de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou queainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: Presente, Passado ou Pretérito e Futuro.
Os tempos verbais são:
• Presente Simples (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
• Pretérito Perfeito (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
• Pretérito Imperfeito (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior àfala.
• Pretérito mais que Perfeito (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
• Futuro do Presente (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
• Futuro do Pretérito (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.
CONJUGAÇÃO
Quanto...
tracking img