Verbetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu texto Ensinar a pensar, do capítulo VI do livro Tecnologia do ensino (p.109-136; 1975), Skinner abre discussão inicialmente sobre a real utilidade da programação. Pontuando a diferença defuncionalidade dento da indústria e da prática dentro de escolas, colégios e faculdades, esclarece o afastamento entre os objetos nesses dois casos, considerando que no sistema educacional críticoscostumam visualizar sempre objetivos especiais.
Sobre a instrução programada, Skinner se mostra bastante duro, tocando no ponto referente a métodos de ensinar. Segundo ele, quanto mais bem sucedido for oprofessor em espalhar conhecimentos, tanto menos ocasiões teriam os alunos de explorar o desconhecido. Mostrando, portanto, aparentemente até mesmo um questionamento quanto ao papel do educador, porfaltar, quando o ensino é muito bem sucedido, chance de aprender a pensar (p.110).
O autor defende para a instrução planejada uma transmissão do conhecimento, mas não daquele que simplesmente já sesabe, seria importante a iniciativa do aluno, que deveria aprender sem ser ensinado, devendo se resolver e explorar sozinho, sendo ensinado justamente essas atividades. Entretanto, a transmissão doque é sabido também não deveria ser negligenciada, idealizando assim uma conciliação entre os dois ensinos, que possibilitaria, segundo o autor, até mesmo uma potencialização da transmissão das coisasjá sabidas.
Para falar sobre o ensinar a pensar, a condução da ação, deve-se primeiramente separar o próprio pensar e o comportamento, pois grandes pensadores raramente tiveram grandes pensamentossobre o pensar, já que o pensar nunca pode ser observado por ninguém, exceto o pensador (p.111). Skinner, portanto, só define quanto complicado é estudar o pensar.
Quem estuda o pensar pode-se voltarpara o tempo como padrão para atingir as variáveis do comportamento (como fez Piaget), pode-se usar sexo, raça, história cultural e personalidade como variáveis que atingem o pensar, que se mostra,...
tracking img