Vera candau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro



Relacionando o filme com o texto da Vera Maria Candau , percebi que na escola onde se passa o filme, ocorre um grande cruzamento deculturas. Em uma mesma sala de aula o professor em meio a diferentes culturas , enfrenta um grande desafio , ensinar francês para alunos de diferentes partes do mundo .
Como diz o texto etambém pôde ser notado no filme , a escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença . No entanto , abrir espaços para a diversidade , a diferença e para ocruzamento de culturas constitui o grande desafio que está chamada a enfrentar.
A escola é um instituição de Natureza universalista, segundo Candau, e no filme isso pode ser visto quando oprofessor cita o nome “Chesseburguer” , e o aluno se refere á palavra dita de forma negativa dizendo que não gostava . Isso acontece porque ele vive em um país onde convivem grupos deorigens étnicas e geográficas diversas e não compartilham os mesmos modos de vida e valores , e essa comida não lhe agrada por não fazer parte de sua cultura .
Muitos conflitos acorriamdentro da sala , talvez causados pelas diferentes culturas e até mesmo desigualdades sociais . Alguns alunos se destacavam por possuírem boas condições de vida , outros não tinha um bomdesempenho por serem imigrantes e terem dificuldades em se firmarem no país . Outro conflito que acontecia , era entre o professor e os alunos . Muitos alunos se sentiam rejeitados pornão receberem elogios . Isso causava uma briga entre os educandos .
A escola é uma instituição que deve promover a igualdade, quebrando essas diferenças . E não causar intensosconflitos entre professores e alunos .A escola enquanto instituição precisa pensar em um melhor meio de passar seus conteúdos sem esquecer da mistura de culturas existentes no seu interior .
tracking img