Ver e ler a educação do olhar e a criação literária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prefeitura do Natal Secretaria Municipal de Educação Escola Municipal Prof. José de Andrade Frazão Disciplina de Arte

Ver e Ler
A educação do olhar e a criação literária

Prof. Claudio Rocha
Arte-educador SME – Mat. 46.693-0

Natal Setembro/2009

Ver e Ler A educação do olhar e a criação literária

Prof. Claudio Rocha Vasconcelos Mat.46.693-0

Apresentação

“Ver tudo o que seolha” – com essa expressão, o Teatrólogo Augusto Boal, define uma das cinco categorias de exercícios e jogos que são utilizados para desmecanizar a mente e o corpo de pessoas oprimidas para lutar contra as suas opressões através do Teatro do Oprimido, metodologia criada por ele ainda nos anos 70 e que hoje está presente em mais de 70 países, nos cinco continentes. Segundo Boal (2006,p.89), “..nabatalha do corpo contra o mundo, os sentidos sofrem e começamos a sentir muito pouco daquilo que tocamos, a escutar muito pouco daquilo que ouvimos, a ver muito pouco daquilo que olhamos.” Para Boal, ato de olhar é um ato mecânico, um ato que não necessariamente requer o uso da consciência. Ver significa mais. Ver implica em olhar o objeto,codificá-lo, de acordo com todas as nossas experiências devida e enviar essa informação codificada para o cérebro que por sua vez, realiza uma triagem e envia o estímulo recebido à uma região da memória e o reconhece como sendo algo positivo ou negativo, conhecido ou desconhecido, atraente ou repugnante. Como podemos perceber, olhar é um ato mecânico que qualquer animal, racional ou não pode realizar, enquanto que ver é um ato da consciência, um ato queapenas os seres racionais podem realizar. O projeto Ver e Ler é uma tentativa de educação do olhar para estimular nos alunos da EJA da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, a consciência do ato de ver, superando assim o costumeiro e alienante exercício de olhar o mundo, ato que estimula e mantém a estagnação social em busca de uma atitude de ver e compreender o mundo como algo que podeser transformado.

Objetivos
Geral:
Estimular o aluno da EJA da E.M Prof. José de Andrade Frazão a assumir uma postura mais crítica diante do mundo que o cerca.

Específicos:
• • Dominar a técnica da fotografia; Olhar o mundo de forma mais crítica; Reconhecer a fotografia e a dramaturgia como formas de (re) pensar e (re) construir a realidade.



Metodologia
Como sabemos que o alunoda EJA comumente traz uma enorme lacuna no que diz respeito ao ensino de arte, pensamos num percurso metodológico que estimulasse a ressignificação do ato de olhar. Assim o projeto está divido nas seguintes etapas: 1ª 2ª 3ª 4ª etapa etapa etapa etapa – – – – Idéias - estudo das linhas e formas da imagem; Imagens -estudo da fotografia como técnica ; Palavras – estudo das técnicas de construção dedramaturgia; Metaxis - estudo de fotografias e dramaturgia que influenciaram a vida do ser humano ao longo da história.

Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão Av. da boa Sorte S/N – Lot. Jardim Progresso – Nsª Srª da Apresentação – Natal – RN

2

Ver e Ler A educação do olhar e a criação literária

Prof. Claudio Rocha Vasconcelos Mat.46.693-0

Etapa

Ação

PercursoPrática

Avaliação

Idéias

Estudo da linha, ponto e forma

Construção de telas Após estudo teórico dos (roteiros), que demonstrem tipos de linhas e formas, os percursos dos alunos no identificar, na escola e no trajeto casa-trabalho-escola. caminho que os alunos Essas telas serão afixadas fazem, as linhas e formas em molduras construídas existentes no seu cotidiano. pelos alunos para seremexpostas como produtos artísticos

A partir da técnica Roteiros. Onde os alunos construirão telas, a partir do uso de linhas que permitam a visualização dos seus roteiros diários.

Imagens

Palavras

Estudo teórico-prático onde os alunos poderão perceber o processo de Estudo da fotografia desenvolvimento da técnica fotográfica e da concretização da fotografia como expressão artística...
tracking img