Ventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O VENTO É O AR EM MOVIMENTO . ELE É UM AGENTE EXTERNO QUE ATUA PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES DESÉRTICAS. O VENTO REALIZA UM TRABALHO DE EROSÃO AO TRANSPORTAR MATERIAIS QUE AGRIDEM AS ROCHAS. ESSE TRABALHO DE EROSÃO DOS VENTOS É CONHECIDO COMO EROSÃO EÓLICA.

O VENTO É GERADO ATRAVÉS DE FENÔMENOS NATURAIS COMO, POR EXEMPLO, OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DO PLANETA TERRA.

AO DESLOCAREM-SE(DAS ALTAS PARA AS BAIXAS PRESSÕES), OS VENTOS SÃO DESVIADOS DA SUA TRAJETÓRIA. CHAMA-SE A ESTE DESVIO O EFEITO DE CORIÓLIS. SE OS VENTOS SE DESLOCAREM NO HEMISFÉRIO NORTE, SOFREM UM DESVIO PARA A DIREITA. SE OS VENTOS SE DESLOCAREM NO HEMISFÉRIO SUL, SOFREM UM DESVIO PARA A ESQUERDA.

AO DESLOCAREM-SE (DAS ALTAS PARA AS BAIXAS PRESSÕES), OS VENTOS SÃO DESVIADOS DA SUA TRAJETÓRIA. CHAMA-SE AESTE DESVIO O EFEITO DE CORIÓLIS. SE OS VENTOS SE DESLOCAREM NO HEMISFÉRIO NORTE, SOFREM UM DESVIO PARA A DIREITA. SE OS VENTOS SE DESLOCAREM NO HEMISFÉRIO SUL, SOFREM UM DESVIO PARA A ESQUERDA.

EM REGIÕES MAIS ALTAS, COMO NO ALTO DE MONTANHAS POR EXEMPLO, O VENTO COSTUMA SER MAIS FORTE, POIS NÃO HÁ INTERFERÊNCIAS DAS CONSTRUÇÕES.

O VENTO É MUITO IMPORTANTE PARA O SER HUMANO, POIS FACILITA ADISPERSÃO DOS POLUENTES E TAMBÉM PODE GERAR ENERGIA (ENERGIA EÓLICA).

TIPOS DE VENTOS

CONSTANTES: ALÍSEOS E CONTRA-ALÍSEOS

OS VENTOS ALÍSEOS OCORREM DURANTE TODO O ANO NAS REGIÕES TROPICAIS E SÃO O RESULTADO DA ASCENSÃO DE MASSAS DE AR QUE CONVERGEM DE ZONAS DE ALTA PRESSÃO ANTICICLONAIS, PARA ZONAS DE BAIXA PRESSÃO CICLONAIS NO EQUADOR, FORMANDO UM CICLO. SÃO VENTOS ÚMIDOS, PROVOCANDOCHUVAS NOS LOCAIS ONDE CONVERGEM. POR ESSA RAZÃO, A ZONA EQUATORIAL É A REGIÃO MAIS ÚMIDA DA TERRA

OS CONTRA-ALÍSEOS SÃO VENTOS SECOS E OS RESPONSÁVEIS PELAS CALMARIAS TROPICAIS SECAS QUE GERALMENTE OCORREM AO LONGO DOS TRÓPICOS. OS MAIORES DESERTOS DA TERRA ENCONTRAM-SE JUNTO A ESSAS ZONAS ATRAVESSADAS PELOS TRÓPICOS.

VENTOS PERIÓDICOS: MONÇÕES

AS MONÇÕES SÃO CAUSADAS DEVIDO À TERRA SEAQUECER E RESFRIAR MAIS RAPIDAMENTE QUE A ÁGUA. NO VERÃO, O CONTINENTE ESTÁ MAIS QUENTE QUE A ÁGUA DO MAR, O AR QUENTE QUE ESTÁ SOBRE A TERRA TENDE A SUBIR. ISSO CRIA UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO ATMOSFÉRICA, QUE POR SUA VEZ, PRODUZ UM VENTO CONSTANTE QUE SOPRA DO MAR PARA TERRA. A CHUVA ASSOCIADA AO FENÔMENO É CAUSADA PELOS VENTOS ÚMIDOS QUE SOPRAM DO MAR, QUE AO ATINGIR AS MONTANHAS, RESFRIA E PROVOCASUA CONDENSAÇÃO.

DURANTE O INVERNO, A TERRA SE ARREFECE RAPIDAMENTE, MAS A ÁGUA DO MAR RETÊM O CALOR POR MAIS TEMPO. AO SUBIR, O AR QUENTE SOBRE O OCEANO FORMA UMA ZONA DE BAIXA PRESSÃO E PRODUZ UMA BRISA QUE SOPRA DA TERRA PARA O MAR.

DURANTE O INVERNO, A TERRA SE ARREFECE RAPIDAMENTE, MAS A ÁGUA DO MAR RETÊM O CALOR POR MAIS TEMPO. AO SUBIR, O AR QUENTE SOBRE O OCEANO FORMA UMA ZONA DEBAIXA PRESSÃO E PRODUZ UMA BRISA QUE SOPRA DA TERRA PARA O MAR.

VENTOS PERIÓDICOS: BRISAS

AS BRISAS SÃO EXEMPLOS SIMPLES DOS EFEITOS DA TEMPERATURA NO MAR E NA TERRA. O SOL AQUECE A ÁGUA DE MANEIRA DESIGUAL. SOBRE OS MARES E LAGOS, A MAIOR PARTE DA ENERGIA É CONSUMIDA NA EVAPORAÇÃO OU É ABSORVIDA PELA ÁGUA. O AR NÃO É MUITO AQUECIDO.

A TERRA, NO ENTANTO, ABSORVE METADE DO CALOR QUE A ÁGUAABSORVE, PORÉM EVAPORA MENOS. ASSIM, O AR SOBRE A TERRA RECEBE MAIS CALOR DO QUE O AR SOBRE A ÁGUA.

O AR AQUECIDO EXPANDE E FICA MAIS LEVE. ISSO COMEÇA A ACONTECER LOGO APÓS O NASCER DO SOL. O AR SOBRE O MAR NÃO SE ESQUENTA RAPIDAMENTE E PERMANECE MAIS PESADO DO QUE O AR DA TERRA. COMO É MAIS PESADO, COMEÇA A FAZER PRESSÃO SOBRE O AR MAIS LEVE DA TERRA E, ASSIM, OCORRE A BRISA.

À NOITE OCORREO INVERSO. O AR DA TERRA ESFRIA MAIS RAPIDAMENTE E, DURANTE UM CERTO TEMPO, A BRISA SOPRA EM DIREÇÃO DO MAR.

VENTOS PERIGOSOS

CICLONE: É O NOME GENÉRICO PARA VENTOS CIRCULARES COMO TUFÃO, FURACÃO, TORNADO E WILLY-WILLY. CARACTERIZA-SE POR UMA TEMPESTADE VIOLENTA QUE OCORRE EM REGIÕES TROPICAIS OU SUBTROPICAIS, PRODUZIDA POR GRANDES MASSAS DE AR EM ALTA VELOCIDADE DE ROTAÇÃO. OS VENTOS OS...
tracking img