Ventos, massas de ar, correntes oceanicas, tpos de nuvens e de chuvas e chuva acida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* Ventos;
1. Jet stream ou corrente do jato; é uma corrente de ar muito veloz que ocorre na alta troposfera. Os Jet Streams ocorrem em torno da Terra envolvendo-a e seguindo um curso ondulante. Estes jatos de ar foram descobertos durante as incursões aéreas na Segunda Guerra Mundial. Ocorrendo nos níveis superiores da troposfera, essa corrente é de grande importância à aviação, podendo seraproveitada para proporcionar economia de combustível nas aeronaves que as penetram aproveitando o impulso proporcionado por seus intensos ventos. Existem dois tipos de Jet stream: o jato subtropical, com altitude mais elevada por ser encontrado entre as latitudes de 20° e 30°; e o jato polar, de menor altitude por ser localizado geralmente entre a região circumpolar e as latitudes médias (40°-70°).2. Alísio; são ventos que ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclônicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zonaequatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.O Alísio de hemisfério Norte sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério Sul sopra do Sudeste para o Noroeste.A sua influência é mais marcante no clima de regiões costeiras e de baixa latitude, exercendo grande importância na meteorologia insular.Os ventos regulares que durante o ano sopram regularmente de NE no hemisfério Norte e doSE no do Sul. A partir dos 30º vão diminuindo de intensidade em direção ao Equador até se extinguirem formando ali a zona de calmarias equatoriais.Os contra-alísios sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas.Os contra-alísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.Os maiores desertos da Terra encontram-sejunto a essas zonas atravessadas pelos trópicos.Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador, e se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Estes ventos secos dissipam a cobertura de nuvens, permitindo que mais luz do Sol aqueça o solo. A maioria dos grandes desertos da Terra está em regiões cruzadas por ventos contra-alísios. O maior desertodo nosso planeta, o Saara, no norte da África, que já experimentou temperaturas de 57 °C, é um deserto de ventos contra-alísios.
3. Ciclone; é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo chuvoso e nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz umgrande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água.
Os ciclones são indicados nos mapas meteorológicos pela letra «B» e são locais onde a pressão atmosférica é a mais baixa na sua vizinhança e em volta do qual existe um padrão organizado de circulação de ar. À medida que, pela acção do diferencial de pressões, o ar flui dos centros de altas pressões para um centro debaixas pressões é deflectido pela força de Coriolis[1] de tal modo que os ventos circulam em espiral, isto é, no sentido anti-horário (direcção contraria aos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Norte e no sentido horário (direcção dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Sul. Na meteorologia, os movimentos de ar resultantes de um centro de altas pressões são denominados anti-ciclones. O sentidode giro de um ciclone e de um anti-ciclone é o contrário para um mesmo hemisfério,sendo este determinado pela aceleração de Coriolis. Como exemplo de ciclones podemos citar os sistemas frontais, os tornados e os furacões. Como, na Índia e na Austrália, os furacões são chamados ciclones (e, na Ásia, tufões), a mídia confunde constantemente o termo ciclone com furacão. A meteorologia diferencia o...
tracking img