VENTILADORES E EXAUSTORES INDUSTRIAIS 2

3725 palavras 15 páginas
Ventiladores

O ventilador é uma máquina que tem como função levar gás de um local para outro. É utilizado, por exemplo, para trazer uma quantidade de ar novo para um ambiente, para retirar os gases do escapamento dos automóveis em uma gara- gem, para retirar a fumaça de uma cozinha etc.

A próxima ilustração mostra um ventilador industrial.

Figura 2 – Ventilador industrial

O ar pode ser empurrado para dentro do ambiente ou pode ser puxado para fora do ambiente e o equipamento que vai realizar esta tarefa é o mesmo, mudando de nome conforme a situação.
Quando o ar é empurrado, chamamos o equipamento de ventilador, quando o ar é puxado chamamos de exaustor.
Mas, com que se parece um ventilador? Para responder a pergunta devemos conhecer os tipos de ventiladores.

Tipos de ventiladores

Existem basicamente dois tipos de ventiladores: o axial e o radial. O ventilador do tipo axial é aquele cuja pá lembra uma hélice. Trata-se de um tipo muito comum de pá, presente naquele modelo que temos em casa ou até mesmo no exaustor de uma cozinha.
A figura a seguir mostra como podem ser os ventiladores radiais.

Figura 3 – Ventiladores axiais

Fonte: www.mspc.eng.br

A configuração A corresponde a ventiladores geralmente instalados em paredes, para uso como exaustor ou ventilador.
A configuração B mostra um conjunto hélice-motor montado em um trecho de duto circular e que permite acoplamento com outros dutos.
Na configuração C, para melhorar o rendimento, as aletas fixas posteriores têm a finalidade de direcionar o movimento espiralado do ar na saída da hélice para um movimento retilíneo ao longo do duto.
O ventilador do tipo radial também é conhecido como centrífugo devido ao fato de aspirar o ar pelo centro. As pás são distribuídas radialmente formando um rotor parecido com um cilindro. O fluxo se dá radialmente do centro para fora do conjunto, ou seja, opera da mesma maneira que uma bomba centrífuga para líquidos.
O rotor gira dentro de uma carenagem especial

Relacionados