Ventiladores pulmonares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPRCâmpus Ponta Grossa – Paraná – Brasil | Semana de Eletrônica e AutomaçãoSEA 2013 |
VENTILADORES PULMONARES
William de Jesus Kremes1; Gabriel Renan Broday1; Sérgio Okida1
william_kremes@hotmail.com; gabriel_broday@hotmail.com; sergiookida@utfpr.edu.br
1Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa – Brasil
Resumo
Oobjetivo deste trabalho é apresentar uma descrição dos ventiladores pulmonares Serão abordados brevemente os conceitos de respiração, órgãos do sistema respiratório para que na subseqüente possam ser entendidos os conceitos dos ventiladores pulmonares, desde seu funcionamento, componentes básicos, formas de controle e classificação. Para este fim, realizou-se um estudo bibliográfico de váriostrabalhos científicos já desenvolvidos.
Palavras-chave: respiração; equipamentos médicos; sistema respiratório; inspiração; expiração; ventiladores pulmonares.

Introdução
A respiração pulmonar é responsável pelas trocas gasosas que acontecem no corpo humano. Essas trocas gasosas são realizadas nos alvéolos, e é chamada hematose.
Quando há uma necessidade dessas trocas gasosas serem feitasartificialmente, seja por uma patologia, doenças, procedimentos médicos ou qualquer outra circunstância, são utilizados os ventiladores pulmonares. Na maioria dos ventiladores uma fonte de pressão positiva entrega ar para os pulmões do paciente que faz a troca gasosa, e então retira a pressão, para que ocorra a expiração.
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório
Respiração é um fator essencial paraa sobrevivência.
De acordo com Miller (1986, apud BRASIL, 2002) respiração é o transporte de oxigênio do ar atmosférico para as células do corpo e de dióxido de carbono das células para o ar atmosférico.
Segundo Netter (2000), o sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias, superior e inferior. Na via respiratória superior estão os órgãos localizados fora da caixa torácica:nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e a parte superior da traquéia. Na via respiratória inferior estão os órgãos localizados na caixa torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Os órgãos da respiração podem ser divididos em dois grupos: de condução e de respiração. Os órgãos de condução possuem paredes densas para que não ocorra troca de gases; nessegrupo estão as cavidades nasais, laringe, faringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. Já os órgãos de respiração possuem uma parede mais fina, que possibilita as trocas gasosas; nesse grupo estão contidos os alvéolos. Na figura 1 estão apresentados esses órgãos.
É pelo nariz que o ar entra no trato respiratório através das narinas e flui pelas cavidades nasais. A faringe vai ser uma região depassagem do ar inspirado até a laringe. A laringe também é uma passagem, até a traquéia.
A traquéia, segundo Souza e Elias (2006) termina em uma bifurcação, chamada carina, onde se divide em dois brônquios, direito e esquerdo que vão ligar a traquéia com os pulmões. Ainda segundo Souza e Elias (2006), os brônquios se subdividem em sub‐brônquios, os quais se subdividem em bronquíolos e estes, porsua vez, se subdividem e assim por adiante até que se alcance o nível alveolar.


Fig. 1 – Corte do sistema respiratório mostrando a localização anatômica dos seus componentes (Button, 2002)

Os alvéolos são as estruturas responsáveis por difundir o oxigênio para o corpo e liberar dióxido de carbono, através da membrana capilar alvéolo-pulmonar, conforme Netter (2000). Souza e Elias (2006)afirmam que as paredes alveolares são extremamente finas de modo a garantir que a troca de gases ocorra eficientemente; essa troca de gases que ocorre nos alvéolos é denominada hematose.
E os pulmões, são órgãos essenciais na respiração. Conforme Netter (2000), são duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante,...
tracking img