Ventilação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE MÓDULO

DISCIPLINA CONFORTO TÉRMICO

Resumo do Livro:Acondicionamento Térmico Natural Arquitetura e Clima.
Autor: Roberto Rivero

ALUNA : MÁRCIA DE ALMEIDA COLAFEMEA
PROFESSORA:JANINE DE SOUZA LOUGON MOULIN

CURSO ARQUITETURA E URBAMISMO – 3° PERÍODO

Se faz necessário em projetos de arquitetura prever a ventilação e conforto térmico para ambientes, o autor Roberto Riverorelata diversas maneiras de realizar a ventilação de espaços internos e externos e também cita algumas influências do espaço urbano moderno e sua interferência na direção dos ventos, propondo maneiras eficientes de melhorar a ventilação e o conforto térmico nos ambientes.

Segundo o autor, existem diversos fatores que influenciam nas alterações de composição do ar, por exemplo, a atividadebiológica com o consumo de oxigênio e desprendimento de gás carbônico, vapor d´água originado pela transpiração das pessoas, eliminação de calor e até mesmo aparelhos e equipamentos internos à residências, como por exemplo, os existentes na cozinha de uma casa, os quais geram vapor d´ água e calor; modificando assim as temperaturas internas dos ambientes. Fumaças e odores são outros fatores que tambéminfluenciam a composição do ar e devem ser levados em conta nos projetos de ventilação.

No estudo de conforto térmico e ventilação é importante observar fatores como a movimentação do ar; em ambientes fechados a movimentação do ar faz com que haja troca de calor com o ambiente, diminuindo a temperatura superficial de superfícies internas do interior de uma residência, o que acelera as perdaspor convecção e evaporação e por fim reduz a temperatura ambiente.

A ventilação deve obedecer às exigências higiênicas e térmicas, ou seja, o primeiro focado em regiões frias com baixas temperaturas onde é necessário a ventilação em espaços fechados sem afetar uma diminuição significativa da temperatura. Em climas quentes, além de atender às exigências higiênicas, deverá também atender a condiçãotérmica, ou seja, a função de refrigerar os ambientes. Para as duas condições acima, durante o projeto de ventilação é importante verificar se o fluxo de ar não incide diretamente sobre as pessoas.

As formas de ventilar se classificam em ventilação natural, baseada na diferença de pressão causada pelas diferenças de pressões de vento ou pela diferença de temperatura de dois meios e também aventilação artificial, produzida por equipamentos, quando não é possível se obter uma ventilação natural, como por exemplo, uma cozinha com elevada produção de fumaça, odores e vapor d´ água que necessita de um exaustor para eliminação da contaminação do espaço interno.

A ventilação natural é exemplificada pelo autor através de esquemas de fluxos de ar interagindo com algumas geometrias(obstáculos, restrições oríficios), onde o mesmo tenta passar ao leitor o conceito de pressão positiva (maior que a pressão atmosférica) e pressão negativa (efeito de sucção da massa de ar) que influenciam na dinâmica de movimentação dos ventos, sendo que o fluxo de ar é comandado por estas diferenças de pressões causando uma influência no efeito térmico dos ambientes.

Para o espaço exterior onde aspessoas efetuam funções importantes ou simplesmente transitam, é importante no projeto ter uma idéia de proteção através de barreiras ou obstáculos contra o vento. O exemplo citado para este caso é colocação de uma barreira de árvores que oferece obstáculo contra o vento, é importante observar que a velocidade do vento começa a diminuir antes de chegar ao obstáculo, como consequência da presença damassa de ar pressionado que se forma ao longo da barreira, neste caso as árvores colocadas em frente a uma edificação.

Os dados de direção e velocidade do vento, proporcionados pelos serviços meteorológicos são dados muito importantes nos projetos de ventilação e conforto térmico, porém vale observar que no estudo do fluxo de ar em uma cidade, os edifícios modificam toda a dinâmica dos...
tracking img