Ventilação mec^nic não invasiva

Páginas: 12 (2939 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
FACULDADE DE MACAPÁ-FAMA
CURSO DE FISIOTERAPIA

ANA PAULA COSTA DA SILVA

VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA

MACAPÁ-AMAPÁ
2011

ANA PAULA COSTA DA SILVA

VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no estágio supervisionado II do 10º semestre do Curso de Fisioterapia, Prof. Fábio Weslen.

MACAPÁ-AMAPÁ
2011

INTRODUÇÃOEste trabalho abordará o tema ventilação mecânica não invasiva, onde mostrará que a principal vantagem da VNI é evitar a intubação traqueal, evitando, conseqüentemente, suas complicações. Trata-se de uma revisão bibliográfica com evolução do tema proposto.

DESENVOLVIMENTO

O termo ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) se refere à ventilação mecânica dos pulmões usando técnicas que nãorequerem uma via endotraqueal artificial (intubação orotraqueal ou nasotraqueal ou cânula de traqueostomia). Ela é fornecida em duas modalidades:
* VNI com pressão negativa: instituída através da criação de uma pressão sub-atmosférica ao redor do tórax e do abdome do paciente, o qual é mantido no interior de câmaras fechadas ("pulmão-de-aço" ou couraças mais flexíveis).
* VNI com pressãopositiva: o ar é administrado através de uma máscara acoplada ao nariz (máscara nasal) ou ao nariz e à boca (máscara facial ou oronasal), sendo essas conectadas a um respirador que emite fluxo, gerando pressão positiva nas vias aéreas do paciente.
Segundo Carvalho (2000), os objetivos da VMNI são: manutenção das trocas gasosas pulmonares (correção da hipoxemia e garantia da ventilação alveolar paraeliminação do CO2); diminuição do trabalho respiratório (prevenção ou tratamento da fadiga muscular); manutenção dos volumes pulmonares (prevenção ou correção do colapso alveolar) e atenuação da dispnéia (conforto respiratório).

Características da Ventilação Não Invasiva com Pressão Negativa (VNIPN)
A VNIPN funciona criando uma pressão sub-atmosférica ao redor do tórax e do abdome, aumentandoa pressão transpulmonar, fazendo com que a pressão atmosférica no nível da boca insufle os pulmões. A expiração é passiva, dada pelo recolhimento elástico dos pulmões e pelo retorno da pressão ao redor da caixa torácica para níveis atmosféricos.
A eficácia da VNIPN depende da complacência da parede torácica e abdominal e da superfície corporal englobada pelo aparelho (quanto maior, maior aeficácia). Além do desconforto que ela pode impor ao paciente e das dificuldades de manuseio do paciente pela equipe, a VNIPN pode induzir a apnéia do sono obstrutiva, por colapso das vias aéreas superiores, e dores no dorso e no ombro.
A ventilação não-invasiva com pressão negativa, por suas limitações e também pela disseminação da ventilação não-invasiva com pressão positiva, tem seu uso muito poucodifundido em nosso meio.

Características da Ventilação Não Invasiva com Pressão Positiva (VNIPP)

A VNIPP pode ser fornecida através de respiradores específicos para ela, popularizados com o nome de BiPAP, embora este nome refira-se a uma marca desses aparelhos, que são capazes de gerar pressão positiva nas vias aéreas em níveis constantes (CPAP) ou em dois níveis (BiPAP), através dofornecimento de fluxo, em resposta a estímulos do paciente ou em função de ajustes de freqüência respiratória ou pode ser fornecida pelos ventiladores microprocessados comuns usados para a ventilação invasiva.
Os ventiladores específicos para ventilação não-invasiva com pressão positiva podem fornecê-la em duas modalidades:
* CPAP (do inglês, "continuous positive airway pressure"): o mesmo nívelde pressão positiva é aplicado nas vias aéreas durante a inspiração e a expiração.
* BiPAP (do inglês "bilevel positive airway pressure"): dois níveis de pressão positiva são fornecidos nas vias aéreas, um maior na inspiração (IPAP), outro menor na expiração (EPAP).

Pressão Positiva Continua nas Vias Aéreas (CPAP)
CPAP é uma forma de ventilação que consiste na aplicação de uma pressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VENTILAÇÃO MECANICA NAO INVASIVA
  • Ventilação não-invasiva: implicações para a prática de enfermagem
  • O uso da ventilação não invasiva na insuficiência cardíaca congestiva
  • Assistência de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica não-invasiva
  • Guia de conduta: Ventilação Mecânica Não Invasiva
  • Importância da ventilação mecânica não invasiva (vni) para o tratamento da esclerose lateral amiotrófica...
  • A aplicação da ventilação não-invasiva em doentes com insuficiência respiratória aguda pós-operatória
  • VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA NO PERÍODO PÓS OPERATÓRIO DE GASTROPLASTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!