Venezuela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Venezuela
*História
_Pré Colonização
-O território venezuelano, foi provavelmente um dos primeiros habitados pelo homem na América do sul (cerca de 15 mil anos). No entanto, não há registros de queas terras que hoje pertencem à Venezuela tenham sido palco de uma grande civilização pré-colombiana, Antes da chegada dos europeus no século XVI, a região era habitada, em sua maior parte,por tribos que viviam do extrativismo, da caça e da pesca e que não possuíam uma organização social complexa. Os indígenas venezuelanos se concentravam em maior número no litoral marítimo e nas margens dosprincipais afluentes do rio Orinoco. Nos primeiros mil anos D.C. o litoral do mar do Caribe foi povoado por índios Aruaques, Caríbas e Cumanagatos. Tribos nômades viviam nos llanos (lucar com bastanteplanícies) e na Amazônia.
_Chegada dos europeus
- Em sua terceira viagem à América, em agosto de 1498, Cristóvão Colombo ancorou suas naus na península de Paria, que o almirante tomou por uma ilha,denominando-a "terra de Gracia". Apesar de a Venezuela ter sido descoberta por Colombo, foi Alonso de Ojedaquem, em 1499, pela primeira vez explorou o país, navegando ao longo do mar do Caribe até o lagoMaracaibo. O navegador deu o nome de "Venezuela" ao país pela semelhança que encontrou entre as palafitas indígenas e a cidade italiana de Veneza.
A primeira cidade venezuelana foi Santa Cruz, fundada porOjeda em 1502. O primeiro governo a vigorar foi o da jurisdição de Coquibacoa, concedido a Alonso de Ojeda (1501). Estendia-se desde o Cabo de la Vela (hoje Colômbia) até o cabo de Chichiriviche.Inicialmente, os espanhóis não tentaram apoderar-se da terra firme, pois a pesca da pérola em algumas ilhas próximas à costa nordeste os atraiu mais. O interesse decaiu com o esgotamento das ostreirasperlíferas, e o impulso colonizador se deslocou então para oeste, em direção a Caracas e Coro. O primeiro estabelecimento permanente espanhol foi Cumaná, fundada em 1523.
Em 1528, no mesmo ano em...
tracking img