Venezuela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução
No âmbito da disciplina de Química, foi-me proposto elaborar um trabalho, cujo tema é abordar acerca da Pilha de Daniell.
Neste sentido fica Claro, interpretar este artigo nas seguintes metas:
. Conceito
. Funcionalidade
. Importancia
. Estrutura e outros pontos.
Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reacção de Oxirredação expontanêa produz a corrente eletrica. Segundoinvestigadores, a pilhade Daniell, terá surgido (1836), devido a necessidade de se obter fontes de energia confiaveis e setaveis, quando o uso de telegrafia crescia.
Mesmo que os electrons não tivessem sido descobertos ainda, a pilha de Daniell era constituida de Electrons; Cobre e Zinco, interligados e respectivamente imersos em solução aquosa de Cu2+eZn+2.
A energia gerada pela pilha é muitoimportante, sendo utilizada para alimentar por corrente electrica, os computadores portateis, lamternas, rádio e outros aparelhinhos.
Mas porquê falar de Energia em Quimica?
A electroquimica- é uma área quimica cuja função é compreender as reacções quimicas que podem ser usadas para gerar electrecidade, e através delas poder obter inergia.
A pilha de Daniell recentemente foi substituida pela PilhaSeca (Pilha de Leclanché).
Pilha de Daniell
1.2 Breve Historial
Embora o homem conhecesse a eletricidade desde a Grécia antiga, seu aproveitamento e o conhecimento de sua natureza só começou a surgir a partir do fim do século XVIII. Nessa época, a eletricidade era produzida por fricção (eletricidade estática), não se conhecia ainda a corrente elétrica, tal como chamamos hoje. Alessandro Volta(1745-1827) professor de Física, compreendeu que a eletricidade não havia sido gerada pelo animal, mas pelos metais diferentes mergulhados no mesmo meio líquido (o corpo animal contém líquido). Em 1795, conseguiu obter eletricidade, mergulhando um pedaço de cobre e um de zinco em uma solução de ácido sulfúrico, construindo o primeiro gerador elétrico. Para aumentar o efeito do seu gerador, Voltaempilhou laminas de cobre e zinco, separadas por panos úmidos em solução de ácido. Esse dispositivo ficou conhecido como pilha de Volta ou simplesmente pilha (3,4).
Devido às reações químicas entre os metais e o líquido, o cobre fica com a carga positiva e o zinco fica com carga negativa. De acordo com a antiga teoria do fluido elétrico, havia excesso de fluido no cobre e falta de fluido nozinco. Esse desequilíbrio foi chamado de tensão elétrica. O cobre e o zinco foram chamados de pólo positivo e pólo negativo da pilha.Unindo-se os metais por meio de um fio condutor, estabelece-se uma corrente elétrica. Segundo a teoria do fluido elétrico, o fluido escoa pelo fio, do pólo positivo para o pólo negativo
1.3 Conceito (Pilha de Daniell)
A pilha de Daniello (também chamada de célula deDaniell) é uma pilha constituída de eletrodos de cobre e zinco interligados e respectivamente imersos em solução de Cu²+ e Zn²+. Foi inventada pelo britânico John Frederic Daniell.
As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista e professor inglês John Daniell, em 1836.
Pilhas eletroquímicas são sistemas que produzemcorrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas.
A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.
1.4 Sentido dos elétrons
Os elétrons circulam do eletrodo de maior potencialde oxidação para o de menor potencial de oxidação. No caso da pilha de Daniell os elétrons vão do zinco para o cobre.

Pólos da pilha
Pólo positivo – o de menor potencial de oxidação – Cu.
Pólo negativo – o de maior potencial de oxidação – Zn.

Cátodo e Ânodo
Cátado – placa de menor potencial de oxidação – Cu. Onde ocorre redução.
Ânodo – placa de maior potencial de oxidação – Zn. Onde...
tracking img