Vendor management inventory

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Gestão Logística e Operações







Vendor Managed Inventory - VMI











Belo Horizonte
Maio 2009
1 – INTRODUÇÃO
A logística proporciona um diferencial competitivo que as empresas necessitam para se manter em um mercado globalizado, de forma asatisfazer o cliente e maximizar o lucro.
Analisando conjuntamente a necessidade de altos níveis de serviço logístico a um custo adequado, a alta competitividade, um bom gerenciamento do estoque pode ser um diferencial neste cenário.
Surge assim o VMI (Vendor Managed Inventory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor), uma ferramenta que possibilita ter em  estoque uma quantidade menor de produtos,que serão reabastecidos conforme a política de estocagem da organização, sem comprometer o atendimento.     
      
1. Conceitos de VMI
O termo VMI teve sua origem no EUA em meados do ano 1990 em projetos implementados por grandes varejistas, como Wal Mart. Segundo Pires (2004), apesar dessa sua origem, a prática logo se popularizou e passou a ser vista por muitas empresas demanufatura como forma de diminuir, ou frear o crescente poder dos varejistas.
O principal detalhe desta ferramenta consiste no próprio fornecedor ficar responsável  por  abastecer  o estoque de seu cliente, sempre que existir a necessidade de reposição de um determinado produto. Cabe ao fornecedor abastecer  seu cliente no momento certo.
Este abastecimento ou reposição pode acontecer demaneira informatizada. Nestes casos eles se baseiam em um sistema, denominado EDI (Eletronic Data Interchange – Intercâmbio Eletrônico de Dados). Existe também aquele abastecimento que necessita um acompanhamento de forma visual onde o fornecedor passa em dias pré-determinados para verificar se precisa abastecer. Mas na grande maioria das vezes este abastecimento independente da forma de solicitação ouvisualização do mesmo, deve ter como base o histórico de CMM (Consumo Médio Mensal) para que o fornecedor possa se programar para atender a necessidade do cliente. Esta ferramenta possibilita a reposição automática de estoques por parte do fornecedor ao seu respectivo cliente, com base na demanda real diariamente atualizada e em parâmetros de cobertura previamente definidos.
Com isso,processos de produção, logística e planejamento, podem ser sincronizados, obtendo-se a racionalização de estoques e conseqüente redução de custos na cadeia produtiva. O resultado é uma maior competitividade, além do aumento da disponibilidade de produto no cliente.


1.2 Contribuição do VMI ao Ciclo de Pedido:
O VMI faz parte das novas práticas que mais têm contribuído para eliminarproblemas e aperfeiçoar a gestão do Ciclo de Pedido, ele atua substituindo modelos comerciais ultrapassados, que geram altos custos e diminuição na qualidade dos serviços.
A utilização de ferramentas de VMI leva a redução de vários problemas existentes no Ciclo de Pedido, pois como se tem uma quantidade menor de etapas permite que as ações sejam coordenadas de melhor forma.
O realdesempenho do Ciclo de Pedido está diretamente relacionado à utilização de métricas diferentes por parte de clientes e fornecedores. Uma das situações mais comuns onde tal situação ocorre diz respeito ao tempo de ciclo.
Uma ferramenta VMI faz com que o cliente e fornecedor utilizem as mesmas métricas. Para cliente e fornecedor, o tempo de ciclo inicia-se quando o nível de estoque atinge o pontode pedido e se encerra com a entrega e recebimento formal no local.
A utilização do conceito VMI também nos leva a possíveis reduções de etapas. Como por exemplo, a aprovação do pedido pelo setor de vendas, pois itens de negociação


1.2.1 Benefícios
Para fornecedor e comprador:
• Reforça a parceria entre as empresas.
• Redução dos tempos na cadeia de suprimento....
tracking img