Vending machines

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO ERGONÔMICO DE AUTO-SERVIÇO DE CAFÉ


Cristian Trapp de Carvalho
Diego Soares




Este trabalho trata da avaliação de uma maquina de autoatendimento que processa e serve café e outros tipos de bebidas instantâneas. Os resultados obtidos revelam a necessidade de um desenho universal e alternativas de dispositivos de pagamento mais adequados, que atuem sistematicamente emvários fatores que definem o trabalho humano no que diz respeito a organização visual, da apresentação das informações, a instrução e capacidade física dos clientes, o ambiente físico, mobiliário e outros fatores que influenciam na atividade ergonômica.
Com este trabalho pretende-se definir referenciais para propor um novo conceito de produto que possa trazer aspectos positivos para satisfaçãodos clientes e para a empresa, trazendo-lhes novos perfis de clientes antes não explorados.



1. INTRODUÇÃO:

Com a evolução da vida moderna, a falta de tempo está presente no cotidiano das pessoas que não querem ficar em filas esperando ser atendidas, pensando nisso foi criado a Vending Machine, ou maquina de autosserviço. Exige-se cada vez mais a presença dessas maquinas em questãoda rapidez
O autosserviço são meios recentes, e representam novas tendências, com importante nível progressivo de inserção no consumo de produtos. Hoje, os Vending Machines já fazem o atendimento de vários produtos diferenciados para opção de escolha do cliente.
As maquinas de autosserviço surgem com novas exigências físicas, mentais e psíquicas para os clientes. Os estudos evidenciados notrabalho mostram as melhorias que poderão resultar na captação de novos clientes.
Devido à ocorrência de fatores desconhecidos que não maximizam a utilização da máquina por alguns perfis de usuários, foram solicitadas avaliações ergonômicas a partir de um modelo de maquina de autosserviço de café e outras bebidas instantâneas em uma empresa de ensino privado. Estas avaliações tiveram comoobjetivo o planejamento da remodelação e melhoria dos dispositivos que compõem o produto.


2. ANÁLISE DOS FATORES

Da máquina

O equipamento consiste em um modelo antigo de maquina do Tipo Zaffira com aproximadamente 180 cm de altura, 65 de profundidade e 60 cm de largura.
No layout dos dispositivos dos botões e compartimentos temos 1,10 cm do chão até o dispositivo depagamento por cédulas, o compartimento de dispensa de troco e o compartimento de retirada do produto final.
Do pagamento por moedas, do chão até a região embutido a altura é de 1,72 cm.
Do painel de seleção que compreende o display de interação e os botões do ponto mais alto fica do chão 1,40 cm e tem 25 cm de cumprimento para baixo.
Do compartimento de retirada do produto final ele tem umângulo que fica para o interior da máquina onde tem aproximadamente 45º, sendo um ângulo em concordância.
Parte inferior é um suspensório que armazena a água e compreende 80 cm dos 1,80 cm da maquina.
A máquina pode trabalhar somente com a parte superior sem o reservatório de água, para isso tem entrada da tubulação de água em suas costas.

Do ambiente

O ambiente em que oequipamento está inserido é uma área privada de uma lanchonete de um Centro Universitário, localizado no centro de Canoas. É coberto, porém com coberturas laterais de plástico reforçado com partes transparentes. Fica exposto ao clima e a temperatura da região.
O chão do local é feito com cimento rebocado e por pedras de arenito. O local da área de movimentação tem aproximadamente 1,80cm paracirculação livre de pessoas
As entradas livres sem obstáculos como mesas, cadeiras e pilares, têm mais de 1,50 cm de largura.
O corredor entre as mesas de uma das entradas tem no máximo 1m de largura considerando cadeiras ocupadas.

Dos usuários

Dos usuários 90% são universitários com concentração maior a noite. Entretanto, a Instituição fica aberta a comunidade com...
tracking img