Vendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA
DE
CONTABILIDADE GERAL



[pic]







PROFESSORA VIVIANE RIBEIRO
2013- 1º MÓDULO





1 – Por que Estudar Contabilidade
A linguagem falada ou escrita no mundo dos negócios, além das terminologias jurídica, econômica, administrativa e técnica de cada setor daeconomia, utiliza a terminologia contábil para prestar contas e explicar o andamento dos negócios. Por exemplo, quem já não ouviu alguém comentar que está mais rico em alguns milhares de unidades monetárias, que ganhou um acréscimo patrimonial de tal e qual magnitude ou perdeu alguns percentuais de seu patrimônio?
A maneira de medir o aumento ou a diminuição de riqueza de cada indivíduo passanecessariamente pela Contabilidade. É ela que fornece os princípios e as técnicas de mensuração da grandeza do patrimônio das pessoas físicas e, principalmente, das jurídicas. Assim, para entender a linguagem dos negócios, é necessário aprender Contabilidade. Mas essa não é a única razão. Outra, e talvez a mais importante, é a mensuração das alternativas de decisão que as pessoas têm de tomar nodia-a-dia.
Quando se toma a decisão de adquirir ou vender um automóvel, uma casa, um apartamento, um sitio, ou comprar mercadorias para colocar à venda na loja, matéria-prima para transformar em produto final e vender para clientes, e com isso obter lucro, é necessário possuir conhecimento das técnicas de apuração de resultado fornecidas pela contabilidade.
Se as decisões não estiverem fundamentadasem informações corretas, pode-se obter prejuízo em vez de lucro. Então, a questão de maior preocupação é: como fazer para não errar no momento da tomada de decisão? A resposta a essa questão é aplicar os conceitos e princípios de mensuração contábil. Dessa forma, é possível decidir-se pelo melhor caminho com base em informação. O que não se pode admitir é tomar decisões e não ter idéia de se estasestão produzindo lucro ou prejuízo e, pior ainda, qual a magnitude do lucro ou do prejuízo. Esse conhecimento é importante para os negócios pessoais e fundamental para a administração de negócios por conta do empresário.
Assim, a fim de conhecer as bases de avaliação das alternativas disponíveis, é preciso conhecer os conceitos, os princípios, os métodos e as técnicas que a contabilidade oferecepara ajudar os tomadores de decisão a se orientar para as melhores decisões diante de várias alternativas.

1.1 - Bases Históricas da Contabilidade
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros em que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Em termos de registro histórico é importante destacar a obra “Summa de Arithmetica,Geometrica, Proportioni et Proportionalita”, do Frei Luca Pacioli, publicado em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo).
Esta obra descreve, num dos seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza. Nos séculos seguintes ao livrode Paciolli, a Contabilidade expandiu sua utilização para instituições como a Igreja e o Estado e foi um importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo, conforme opinião de importantes estudiosos como o sociólogo Max Weber. No entanto as técnicas e as informações ficavam restritas ao dono do empreendimento, pois os livros contábeis eram considerados sigilosos.
Isto limitouconsideravelmente o desenvolvimento da ciência uma vez que não existia troca de idéias entre os profissionais. Mais recentemente, com o desenvolvimento do mercado acionário e a fortalecimento da sociedade anônima como forma de sociedade comercial, a contabilidade passou a ser considerada também como um importante instrumento para a sociedade.

Diz-se que o usuário das informações contábeis já não é mais...
tracking img