Vendedor ou facilitador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vendedor ou facilitador de compras?

Vemos freqüentemente apelos e mensagens que dizem ser necessário as empresas estarem voltando-se para os clientes. Outros dizem para o mercado. Mas aâmago da mensagem é que a empresa moderna tem que se voltar para produzir aquilo que os clientes querem.
Até o início da segunda metade do século passado era bastante diferente, produzia-se o que sequeria e empurrava-se isso aos clientes.
Os esforços empresariais estão tentando implantar a mudança do voltar-se ao mercado, ao custo da sobrevivência, pois a concorrência está estabelecida e é feroz.Não bastasse a concorrência é necessário acompanhar a evolução das necessidades do cliente e a possível migração de valor, que leva a participação de mercado cair, sem que se enxergue de onde está vindoa concorrência.
Há acadêmicos que estudam tudo e teorias que são a solução para o próximo problema que encontraremos na esquina seguinte do caminho empresarial.
Só uma entidade empresarial nãomuda: o vendedor!
O vendedor continua a ser sempre o bom vendedor, e continua vendendo como sempre vendeu .
Eu mesmo tenho uma visão que pode ser vista como preconceituosa dos vendedores. Sempre que vejoou ouço alguém falar que é vendedor, lembro-me daquele velho vendedor de livros, muito bem preparado tecnicamente, que tentava empurrar de qualquer maneira os livros, apesar do interesse contrário da"vítima". Esse vendedor fazia essa venda, mas não voltava nunca mais, sob a pena de, no mínimo, não ser bem recebido. Sua venda fechava as portas para outras vendas futuras!
Mas não se proclama aosquatro ventos que o cliente é o rei, que a solução está em voltar-se ao mercado
A palavra vendedor coloca a ação de efetuar a troca do produto ou serviço por dinheiro sobre esse representante daempresa. Mas alguns vendedores mudaram e mudaram bastante, acompanhando a necessária mudança de suas empresas. Está claro que os clientes de hoje estão melhor informados, são bombardeados por dezenas...
tracking img