Vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

O Planejamento estratégicoPB ou Planeamento estratégicoPE é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção deprogramas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementamobjetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planeamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica,consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planeamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar [1].

Na generalidade o planeamento pode ser dividido em três níveis:

Planeamento estratégico;
Planeamento táctico;
Planeamentooperacional.
Segundo Públio (2008) em seu livro: Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda. O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:

Definição da missão corporativa.
Análise da situação.
Formulação de objetivos.
Formulação de estratégias.
Implementação, Feedback e controle.
De acordo com CARVALHO et. al. (2008), em estratégiaempresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objectivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objectivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permiteresposta ao "por onde se pretende ir".

Índice [esconder]
1 Planejamento e gestão estratégica de marketing
2 Missão
3 Visão
4 Valores
5 Objetivos
5.1 Definição de objetivos e metas
5.2 Objetivos SMART
5.2.1 Specific
5.2.2 Measurable
5.2.3 Attainable
5.2.4 Realistics
5.2.5 Time Bound
6 Análise da situação
6.1 Análise Ambiental
6.2 Análise SWOT
6.3 Análise de portifólio7 Formulação de alternativas estratégicas
8 Avaliação das alternativas
9 Decisão
10 Utilidade do Plano Estratégico
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas

[editar] Planejamento e gestão estratégica de marketingOs desequilíbrios nas atividades de marketing e a falta de cooperação entre as empresas causam desperdícios de recursos. Um modelo de planejamento e gestãoestratégica de marketing tem vindo a ser usado com sucesso em algumas empresas, no sentido de reduzir alguns problemas. São muitos os exemplos de fracasso de empresas, quando se relacionam com o mercado. É comum verificar-se falta de pesquisa, erros de posicionamento, de politicas de preços, de comunicação, canais de distribuição, de produtos e até de volumes de produção. O que reflecte a ausência deharmonia nas actividades de marketing. A mudança no sentido da globalização dos mercados tem levado as empresas a expandirem o seu âmbito de acção. As fronteiras têm sido reduzidas e as empresas estão mais especializadas nas suas actividades “core business”, o que implica um maior número de relações contratuais nacionais e internacionais, seja para o fornecimento ou para a distribuição de...
tracking img