Vendas e maketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTAS DE CONTROLE


Vanessa Camila Derner
Prof. Tarcisio Luis Giehl
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD148/1) – Prática do Módulo I
01/11/2011


RESUMO


Para realização deste trabalho foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica, este tipo de pesquisa consiste na análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos,manuscritos, revistas, dissertações, entre outros, esta pesquisa foi realizada inicialmente, procurando uma maior compreensão a importância dos instrumentos de controle interno para a gestão empresarial, cuja função é desenvolver ações tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que as metas estabelecidas sejam atingidas, uma vez que se trata de um instrumento que influenciadiretamente na consecução dos objetivos empresariais. Ele se divide em três níveis, sendo que o primeiro é o controle interno estratégico, fundamental para assegurar o alicerce para os demais controles. Num segundo plano, está o controle diretivo, ou tático, que funciona como minimizador de riscos, garantindo a liquidez, o crédito, a imagem da organização e os procedimentos legais, e finalmente há ocontrole interno operacional, responsável por garantir a eficácia dos outros dois e minimizar a possibilidade de falhas na realização dos negócios e na execução das rotinas de trabalho estabelecidas


Palavras-chave: Controle; Administração; Negócios.


1.0. INTRODUÇÃO

Toda empresa quando for ser criada, visa à continuidade, mas para que isto ocorra, faz-se necessária a criação de certosmecanismos de controle interno abrangendo toda a sua administração, assim neste trabalho, buscaram-se conhecer a importância dos instrumentos de controle interno para a gestão empresarial, bem como suas principais características, tipos e ferramentas. A escolha do tema justifica-se devida ser essa uma ferramenta fundamental para sobrevivência das empresas, que quando aplicada pode detectar qualquerocorrência de irregularidade.

O Controle Interno aplicado e monitorado de forma contínua dentro da organização tem o efeito preventivo sobre os procedimentos por ela adotados. Porém, quais instrumentos do controle interno auxiliam favoravelmente a Gestão Empresarial, possuir excelentes controles internos é um pré-requisito para diminuir a ocorrência de fatos indesejáveis na Gestão Empresarial, queapós identificar os riscos associados ao negócio deve implantar essa ferramenta para auxiliar os gestores na busca da eficiência nas operações objetivando fazer cumprir as determinações e o atendimento das expectativas da administração.


2.0. REVISÃO DA LITERATURA


2.1 CONTROLE

A função do controle está intimamente ligada às demais funções do processo administrativo. O planejamento, aorganização e a direção repercutem intensamente nas atividades de controle da ação empresarial, propiciando a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial, obtidas através do planejamento, da organização e da direção.

A palavra “controle” tem muitas conotações, e seu significado depende da função específica em que é aplicada. Desse modo ela pode ser entendida como a funçãoadministrativa que compõe ou faz parte do processo administrativo, e que antecede como meio de regulação utilizados por um indivíduo ou empresa.

Como certas tarefas que um controlar aplica em uma empresa para acompanhar e balizar o seu desempenho e orientar decisões, como a função restritiva de um sistema para manter os participantes dentro dos padrões desejados e evitar qualquer desvio, pode aindaapresentar várias conotações como: conferir ou verificar, regular, comparar com um padrão, exercer atividade sobre alguém. Para Attie (1998, p.111):

O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência...
tracking img