Venda de ascendentes para descentecente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VENDA DE ASCENDENTES PARA DESCENDENTES
A venda de ascendente para descendentes é vedada em nosso ordenamento, salvo se houver anuência prévia dos outros descendentes e cônjuge, é o quepreceitua o art. 496 do Código Civil Brasileiro.
Este artigo visa zelar o quinhão dos descendentes que porventura poderiam ser prejudicados com a efetuação do negócio.
MariaHelena Diniz[1] discorrendo sobre o assunto coloca que:
“os ascendentes não podem vender aos descendentes, sem que os demais descendentes expressamente consintam porque essa venda debens móveis ou imóveis poderia simular uma doação em prejuízo dos demais herdeiros: por isso, é mister resguardar a igualdade da legítima contra defraudações”
Além da anuência exigida para aeficácia da venda, o objeto da venda não pode ultrapassar a legítima. Legítima corresponde à metade dos bens que a pessoa não pode dispor, pois caberá aos herdeiros necessários conforme art. 1.789 doCódigo Civil Brasileiro.
Assim, fica claro a preocupação do legislador em exigir a anuência, tendo em vista que o “pai” poderia ser levado por desigual afeto por um dos descendentes erealizar venda por valor irrisório como forma de beneficia-lo em detrimento aos demais.
O ascendente poderia ainda, simular de forma fraudulenta por meio de doação, uma compra e vendadisfarçada com a finalidade de alterar a igualdade do quinhão hereditário, neste caso, como trata-se de doação simulada, o negócio é nulo.
Sobre o tema, opina Alves[2]:
“A vendade ascendente ao descendente pode envolver uma doação simulada, em prejuízo dos outros herdeiros, pois que a coisa doada vem à colação, ao passo que não vem a coisa vendida. Esse é o principalfundamento da proibição que compreende o caso em que a venda se faça por interposta pessoa”


Na hipótese de falta de anuência dos outros descendentes, o prazo para pleitear a anulação é de...
tracking img