Velocidade Media Escalar Instant Nea

1886 palavras 8 páginas
1

2. MECÂNICA
É
O
ESTUDO
DO
MOVIMENTO
RELACIONADOS DE FORÇA E MASSA.

E

OS

CONCEITOS

2.1
CINEMÁTICA
É o ramo da mecânica que estuda as características do movimento
2.1.1 DESLOCAMENTO, VELOCIDADE MÉDIA E VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
Em física vamos descrever movimento de um objeto (carro, trem, avião,...etc. e até pessoas) descrevendo o movimento de um único ponto do objeto, o qual chamaremos de partícula ou ponto material.
Em cinemática podemos considerar qualquer objeto como uma partícula desde que não estejamos interessados em suas dimensões, forma e movimento interno.
2.1.1.1
POSIÇÃO E DESLOCAMENTO
Para descrevermos o movimento de uma partícula é necessário definir a sua posição, e como esta posição varia enquanto esta partícula se movimenta.
Para o movimento unidimensional, adotaremos o eixo x ao longo do qual o movimento se processa.
ΔX

x
O

xi

xf

Figura 1- O ponto O no eixo x representa a origem. Os pontos xi e xf têm seus valores proporcionais à suas distâncias em relação ao ponto O.

A Figura 1 acima mostra o movimento de um patinador que inicialmente se encontra na posição xi no tempo ti, após um determinado instante o mesmo patinador se encontra na posição xf em um tempo tf.
A variação da posição inicial do patinador xi até a posição final xf , é chamada de deslocamento, a letra grega ∆ (delta maiúsculo) é usada para representar tal variação. Assim a variação de x pode ser escrita como:

, deslocamento

2

IMPORTANTE:
Distância é todo o trajeto percorrido por uma partícula desde sua posição inicial até sua posição final. É uma quantidade escalar e sempre positivo, Figura 2a.

Figura 2a

Deslocamento é a variação da posição de uma partícula. Para determinar o deslocamento de um corpo, não precisamos saber qual a trajetória do corpo, nem precisamos saber por onde o corpo passou. Basta saber de onde partiu e aonde chegou. Figura 2b
O deslocamento é um vetor pode ser positivo se ocorre no sentido crescente do eixo x, e negativo se ocorre no sentido

Relacionados

  • Acionamentos El Tricos
    7836 palavras | 32 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • Sistemas de potência
    49540 palavras | 199 páginas