Velocidade de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Velocidade de corte
Na usinagem, o metal (ou outro material) é cortado, a superfície da peça pode ser deslocada em relação à ferramenta, ou a ferramenta é deslocada em relação à superfície da peça. Em ambos os casos, tem-se como resultado o corte, ou desbaste do material.
E para obter o máximo rendimento nessa operação, é necessário que tanto a ferramenta quanto a peça desenvolvam velocidade decorte adequada.

Velocidade de corte é o espaço que a ferramenta percorre, cortando um material dentro de um determinado tempo. Uma série de fatores influenciam a velocidade de corte:
• tipo de material da ferramenta;
• tipo de material a ser usinado;
• tipo de operação que será realizada;
• condições de refrigeração;
• condições da máquina etc.
Embora exista uma fórmula que expressa avelocidade de corte, ela é fornecida por tabelas que compatibilizam o tipo de operação com o tipo de material da ferramenta e o tipo de material a ser usinado.

Quando o trabalho de usinagem é iniciado, é preciso ajustar a rpm (número de rotações por minuto) da máquina-ferramenta. Isso é feito tendo como dado básico a velocidade de corte.
Para calcular o número de rpm de uma máquina, emprega-sea fórmula:

[pic]

A escolha de velocidade de corte correta é importantíssima tanto para a obtenção de bons resultados de usinagem quanto para a manutenção da vida útil da ferramenta e para o grau de acabamento.
A velocidade de corte incorreta pode ser maior ou menor que a ideal. Quando isso acontece, alguns problemas ocorrem. Eles estão listados a seguir.

Velocidade maior

1.Superaquecimento da ferramenta, que perde suas características de dureza e tenacidade.

2. Superaquecimento da peça, gerando modificação de forma e dimensões da superfície usinada.

3. Desgaste prematuro da ferramenta de corte.

Velocidade menor

1. O corte fica sobrecarregado, gerando travamento e posterior quebra da ferramenta, inutilizando-a e também a peça usinada.

2. Problemas namáquina-ferramenta, que perde rendimento do trabalho porque está sendo subutilizada.

Avanço
O trabalho de usinagem também não é realizado de uma só vez.
Isso acontece porque a ferramenta é muito mais estreita que a superfície a ser trabalhada. Por isso, é necessário que a ferramenta percorra várias vezes seu trajeto, à pequena distância e paralelamente ao percurso anterior.
Assim, uma vez estabelecida avelocidade de corte, o operador deve compatibilizá-la com o avanço da ferramenta ou da peça. O avanço nada mais é que a velocidade de deslocamento de uma em relação à outra a cada rotação do eixo da máquina
(mm/rotação). O avanço pode, também, se referir ao espaço em que a peça ou a ferramenta se desloca uma em relação à outra a cada golpe do cabeçote da máquina-ferramenta (mm/golpe).
Essesvalores estão reunidos em tabelas, publicadas em catálogos fornecidos pelos fabricantes das ferramentas. Eles estão relacionados com o material a ser usinado, a ferramenta e a operação de usinagem.
É preciso lembrar que a primeira condição para a usinagem é que a ferramenta cortante seja mais dura do que o material usinado.
Assim, usando a ferramenta de corte correta e os parâmetros adequados, nãohá como errar. Além disso, é necessário que o cavaco se desprenda de tal maneira que a superfície apresente as características de acabamento e exatidão de medidas adequados à finalidade da peça.

O cavaco
O cavaco é o resultado da retirada do sobre metal da superfície que está sendo usinada. Pelo aspecto e formato do cavaco produzido, é possível avaliar se o operador escolheu a ferramenta comcritério técnico correto e se usou os parâmetros de corte adequados.
A quebra do cavaco é necessária para evitar que ele, ao não se desprender da peça, prejudique a exatidão dimensional e o acabamento da superfície usinada. Para facilitar a quebra do cavaco, é necessário que o avanço e a profundidade de corte estejam adequados.

Em condições normais de usinagem, a formação do cavaco ocorre da...
tracking img