Velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho referente à disciplina de
PDCV do primeiro semestre do curso
de psicologia da UNIP orientado pela
professora Lia Pinheiro.








ENTREVISTA


Dados de Identificação:

Meu nome é A.G.Q.
Tenho 71 anos, muitobem vividos.
O sexo acredito que ainda seja o masculino.
A profissão, não exerço mais, mas vamos colocar como aposentado de diversas atividades. Antes de me aposentar, trabalhava em assessoria de imprensa de Banco e depois fui transferido para uma agência também nos últimos instantes, para virar bancário quando faltavam apenas cinco meses para me aposentar.
O grau de escolaridade é o queantigamente a gente chamava de curso secundário completo que era praticamente um pré-vestibular. A gente se preparava para entrar na faculdade. Quem gostava de exatas fazia o Cientifico e quem gostava de Letras ou Humanas fazia o Clássico. Aí entrei no jornalismo como repórter fotográfico e ali aprendi o essencial para o desenvolvimento intelectual dos que fogem da escola regular.
Quanto ao meu estadocivil, sou casado, tenho duas filhas e dois netos atualmente. Apesar de estar separado de minha mulher no momento, considero que o casamento ainda aparece como uma instituição. Como ligação não, pois esse laço foi rompido.
Na posição da minha família de origem, meus pais tiveram seis filhos, sendo uma mulher e cinco homens, tendo sido eu o caçula. Todos os meus irmãos já se foram. Eu nasci no anode 1940 quando estava o mundo convulsionado pela 2ª guerra mundial. Não sei se isso interessa, mas para os esotéricos deve fazer efeito e eles acham que tudo pode ter influência. Eu me considero um filho da guerra e um filho da paz.



2) - Qual a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (cotidiano, hobbies, esportes...)
​A minha vida no momento, depois daaposentadoria, tem sido um envolvimento com a família, especialmente com os netos. Dou a minha contribuição em casa, participando das atividades rotineiras, ajudando minha filha com quem vivo no momento, principalmente agora que me separei da minha mulher, mas que se estivesse com ela, seria a mesma coisa porque estaria ali, fazendo as compras, levando as crianças para a escola, etc, etc. Tento fazeralgum tipo de trabalho, seja para um vizinho ou mesmo para um amigo. Tento me ocupar com isso, mas a minha ocupação principal, por gosto, é mesmo a leitura. A minha leitura é muito extensa. Qualquer matéria me interessa, apesar de não ter nada em especifico, seja romance ou mesmo ficção cientifica. Uma leitura vai levando à outra. Gosto muito, principalmente de história. Eu pulo de repente de umamatéria de filosofia para outra de astronomia e vai variando conforme o que estiver lendo. Por exemplo: no momento estou lendo a origem das religiões de um autor especializado na área por ser esta uma área da qual eu gosto bastante. As matérias que mais me absorvem e me prendem a atenção de um modo geral, são as de filosofia, história, sociologia e antropologia. Quanto a esportes até gosto. Estou umpouco afastado de uma modalidade que gosto bastante que é o pedestrianismo e ao qual devo voltar em breve.

3) - Como é o seu relacionamento familiar?
​Quanto ao meu relacionamento familiar considero que está dentro da normalidade. Dou-me muito bem com minha ex-mulher, apesar de no momento, como já havia dito, estarmos com separação de corpos. Contudo, o relacionamento de amizade e o carinhocontinuam o mesmo. Houve um consenso e cada um foi para um lado. Um dia aquela coisa mais intima acaba, mas apesar de separados, estamos ainda mais unidos, seja pelos filhos ou pelos netos que nos são comuns.




4) - Como é o seu relacionamento social/amizades?
​É fácil. Comunico-me com facilidade com todas as pessoas e consigo me relacionar com pessoas de todos os níveis sociais, o...
tracking img