Velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará a velhice nos mais variados contextos.
“A velhice é a paródia da vida”.
Simone de Beauvoir
Partindo deste pensamento, podemos concluir que a velhice não é o fim, e sim o começo de uma nova fase, que com ela carrega os benefícios e os malefícios da mesma. E também é um momento para usufruir da sabedoria adquirida durante a vida.
O aumento da populaçãode idosos deve-se não só à maior expectativa de vida gerada pela melhoria das condições sócias e sanitárias, mas também à diminuição da taxa de natalidade. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite deidade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
O aumento da expectativa de vida provocou o prolongamento do estágio da velhice e fez com que começassem a distinguir etapas nesse estágio, como por exemplo, pré-senescência, senescência, terceira equarta idade. Senescência consiste no processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.
A sociedade contemporânea tende a idealizar a adolescência e a juventude, juntamente com tudo o que considera novo. Como consequência, rejeita o idoso e desvaloriza tudo o que considera velho. Paralelamente, a passagem da família numerosa para a famílianuclear (cônjuges e um ou dois filhos) torna cada vez mais distante a figura do avô. Os idosos correm portanto o risco de desvalorização e marginalização não só por parte da sociedade mas também da família que é seu apoio afetivo essencial.
Alguns estudiosos da terceira idade consideram que o “ritual” contemporâneo de desligar-se dos idosos internando-os em lares ou asilos sem motivos fundamentados.A segregação da família e da sociedade leva os idosos a uma morte social.
Considera-se que os principais fatores que influem negativamente no processo de envelhecimento são:
* Privação de uma atividade ocupacional; condenação à passividade: aposentadoria, às vezes, mais do que um direito adquirido, é uma verdadeira condenação social econômica;
* Doenças físicas e enfraquecimentocorporal; lentidão das funções psíquicas;
* Diminuição ou exclusão das atividades prazerosas e agradáveis da vida; medo diante da aproximação da morte.

2. DESENVOLVIMENTO

Pesquisas científicas do processo de envelhecimento podem ser consideradas recentes, pois o interesse tardio pela pesquisa e atenção no que se refere às pessoas idosas é explicável, em parte, pelo pouco peso que essapopulação tinha antigamente na estrutura demográfica das nações. Estamos hoje diante de um mundo que envelhece.

3.1 Teorias sobre o processo de envelhecimento

Muitos autores consideraram a velhice uma enfermidade crônica comum a todos os humanos. Para Aristóteles, por exemplo, a velhice era como “uma doença natural”.
Galeno de Pérgamo sustentava que embora a velhice não estivesse livre deimperfeições, não era uma doença, pois as doenças iam sempre contra a natureza.
Henry Ey opõe-se à relação idoso-enfermo. Distingue a senescência ou envelhecimento da senilidade ou decadência das funções psicofisiológicas, que é sua expressão patológica. Considera a senilidade não só como a mera aceleração do processo de envelhecimento, mas também como um envelhecer diferente e anormal.
Naatualidade as teorias genéticas afirmam que o ciclo vital, seja de uma célula ou organismo, é geneticamente determinado. Os genes contém a informação que determina o processo de envelhecimento. Para a teoria da mutação somática, o envelhecimento seria o produto do acumulo gradual de células modificadas, que não funcionam normalmente. Já as teorias biológicas o envelhecimento é produto do acumulo...
tracking img