Velcro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Velcro / Nylon

O que conhecemos como velcro, é a marca de um conector consistido em ganchos e voltas usado para conectar objetos. O termo VELCRO é marca registrada na maioria dos países para uma empresa dos Estados Unidos.
A natureza inspirou o engenheiro suíço George de Mestral a criar um mecanismo que pudesse substituir zíperes e botões em roupas e acessórios.
Em 1941, ao passear com seucachorro por um bosque alpino, pequenas plantas que grudavam na roupa e no bicho chamaram sua atenção. Eram sementes de bardana, um tipo de carrapicho. Ao analisá-las no microscópio, De Mestral descobriu que ganchinhos faziam as sementes grudar tão facilmente. Foi então que veio a ideia de desenvolver um material com ganchos de um lado e um tecido para prendê-los de outro.
Assim surgiu oprincípio do "fecho de gancho e argola", ou velcro, termo nascido das palavras francesas velour (veludo) e crochet (gancho).
O inventor enfrentou resistência, mas mesmo assim fundou em 1952 sua indústria, a Velcro.
Hoje, o produto não está só nos guarda-roupas. Mantém a inviolabilidade de computadores do Pentágono e ajuda jardineiros a cultivar plantas, por exemplo.
O velcro é feito de nylon,material sintetizado pelo químico chamado Wallace Hume Carothers em 1935. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida.
O nylon consiste, também, no mais conhecido representante de uma categoria de materiais chamados poliamidas, que apresentam ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento. Esta última propriedade é facilmente percebida quando tentamos arrebentar com as mãos uma linha de pescafabricada com nylon. Este fio pode ser tão resistente quanto o fio que forma a teia da aranha. Isto se deve a uma certa semelhança química entre o que seja o nylon e as proteínas. Os polímeros que genericamente são chamados de nylon são resultado da polimerização de ácidos dicarboxílicos alternadamente com diaminas, enquanto as proteínas são polímeros deaminoácidos.
Nylon:…-NH-[CH2]n-NH-CO-[CH2]n-CO-NH-[CH2]n-NH-CO-[CH2]n-CO-NH-[CH2]n-NH-…
Proteínas, em comparação:
…-NH-R-CO-NH-R'-CO-NH-R-CO-NH-R'-CO-NH-R4'-CO-…

O nylon é um dos muitos nomes correntes das fibras artificiais mais comuns.
O nylon é obtido em diferentes combinações de diaminas com ácidos dicarboxílicos, sendo comuns a reação de hexametilenodiamina com o ácido adípico ou com o cloreto de adipoíla, para o nylon "6,6"(estes números referem-se ao número de carbonos de cada um de seus constituintes, e com o ácido sebácico ou o dicloreto de ácido sebácico, alternativamente para obter o nylon "6,10", entre outras variações).
No Brasil o nylon é produzido em grande escala pela RHODIA sendo vendido em estado líquido com o nome de Sal N.
A reação geral é:

O nylon se descartado em locais indevidos, podem ter forteimpacto no meio ambiente, pois seu tempo de degradação é de cerca de 400 anos. Por ser muito utilizado na indústria pesqueira, muitos animais marinhos como tartaruga e golfinhos ficam presos pelo resto da vida em eventuais contatos com o material.
O nylon, sendo da mesma família dos plásticos, levanta questões sobre os danos causados no meio ambiente. O nylon não é biodegradável e utiliza matériasprimas não renováveis na sua produção.
CURIOSIDADE: Os plásticos são polímeros, material feito a partir da união de pequenas moléculas que formam uma grande. Cada molécula de plástico tem centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio, formando o polietileno. Pode ainda haver átomos de oxigênio, no caso do poliéster, de nitrogênio no nylon e de flúor no teflon. A molécularesultante dessa mistura é muito estável, ou seja, é difícil de ser destruída. Quando o material é jogado fora, resiste muito tempo às intempéries e não se decompõe (não é destruído pelas bactérias), formando acúmulos indesejáveis. Uma das principais formas de fazer plástico biodegradável, aquele que pode ser transformado em moléculas pequenas e destruído pela ação de bactérias, é inserir grãos...
tracking img