Veios e filoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aline
Dilsom
Maycon
Priscila
Ricardo
Viviane

Escola de Formação Profissional META
5/5/2011
VIEIROS


Introdução:
O presente trabalho possui o propósito de mostrar a importância dos depósitos em veios, ou vieiros, em nosso contexto sócio- econômico. Através do esboço sobre sua formação, sua ocorrência e suas possíveis fontes técnicas para usufruirmoscorretamente desses recursos geológicos.
Quando falamos de vieiros ou veios, falamos de depósitos minerais produzidos por substâncias hidrotermais, e por isso também são chamados de depósitos hidrotermais. Essas substâncias hidrotermais são caracterizadas por terem composição química muito complexas devido à variedade de substancias dissolvidas. São substancias geradas em processos geológicosdiversos, donde a fase aquosa e seus solutos terem fontes diversas tais como magmáticas, metamórficas, meteórica de circulação crustal profunda, entre outras.
Nesses diferentes ambientes geológicos, a água pode ser progressivamente aquecida e reagir quimicamente com os minerais e rochas percolados pela mesma, transformando-se então em substância/fluido mineralizador. A deposição da substânciatransportada e a geração do minério decorrerão de fatores como resfriamento, queda de pressão, reação com substâncias percoladas, concentração de oxigênio, PH, EH, entre outras.
Essa concisa descrição sobre os depósitos em veios e sua gênese é uma generalização que se faz verídica pelo motivo que se aplica a mais de 90% dos casos de formação deles, variando muito pouco de mineral para mineral e quanto àorigem de sua solução hidrotermal. Sendo que em alguns casos a solução aquosa é proveniente de água vulcânica, outra é proveniente de água marinha em circulação,que em contato com rochas profundas e quentes se aquece consideravelmente e ascende até um momento que é resfriada, e outro em zonas de cisalhamento, em ambiente metamórfico, em que há desidratação da rocha metamórfica e com a alta pressão seascende formando o fluxo de solução hidrotermal.

Veios
Veio ou filão é uma porção na pedra do mineral procurado, geralmente entre camadas de rocha sem valor. Jazidas protogenas tabulares resultantes de mineralização de cavidades diversas, por metassomatismo, que é um processo metamórfico onde líquido e gases possuem um papel importante, um processo de alteração e/ou transformação química deuma rocha principalmente pela ação de fase fluida reagente, resultando em entrada e/ou saída significativa de componentes químicos da rocha com modificação importante de seus minerais . Caracterizam-se pela desproporção existente entre o comprimento e a largura, por um lado, e a espessura, por outro; normalmente esta última é praticamente desprezível em relação àquelas.
Tomando o pendor paracritério secundário de classificação, podem considerar-se os seguintes tipos de filões:

Os limites de pendor, que determinam esta classificação dos filões, são determinados pelo campo de aplicabilidade dos diversos métodos de lavra.

Os veios apresentam variações em suas formas. São elas: Simples, Rosário, lenticular, escalonado, sela, em escada, folhetado, encadeado, lode e estoque.
Filãosimples
Filão compósito

Filão em Sela
Filão com camaras
Filão bem definido
Filões em escada
Rede filoniana com evidencia de deslocação

Atendendo às relações geométricas entre os filões e a rocha encaixante, quando esta é estratificada ou apresenta xistosidade, os filões podem ainda classificar-se em:
Discordantes: quando cortam os planos de estratificação ou de xistosidade das rochasencaixantes.
Concordantes: filões-camada ou sills, quando se apresentam interestratificados ou concordantes com a xistosidade; a designação de filão-camada é mais reservada para o caso de filões interestratificados.

Fig.1.4 – Filões auríferos, concordantes (horizontais) e discordantes (verticais) relativamente à estratificação.

Fig.1.5 – Filões concordantes e discordantes...
tracking img