Veiculo

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Desde seu lançamento Fahrenheit 11/9 tem gerado polêmica. Boicotado pela sua própria distribuidora, o documentário de Michael Moore fez barulho em Hollywood e sucesso no Festival de Cannes, e tem atraído multidões aos cinemas de diversos países.
A primeira cena de Fahrenheit 11/9 é extremamente emblemática. Nela se mostra Al Gore, candidato democrata nas eleições presidenciais americanas de2000, comemorando sua suposta vitória junto com artistas consagrados, com direito a fogos de artifícios e todas as parafernálias pirotécnicas dignas do encerramento de uma tarde na Disneylândia. Em meio a isso, Michael Moore lança a pergunta: “Será que isso foi um sonho?” . Este questionamento resume boa parte do posicionamento político de Moore, e anuncia o que está por vir nas próximas horas dodocumentário.
Fahrenheit 11/9 é um documentário bastante rico, no qual se resgata toda a trajetória da presidência de Bush: aborda desde a manipulação nas eleições de 2000 que terminam por instituí-lo como presidente, as mentiras usadas pelos falcões de Washington para conseguir realizar a ofensiva imperialista no Iraque, a histeria em torno de possíveis ataques terroristas criada pelo governo, até amanipulação na cobertura da guerra por parte da mídia.
Assim como a situação internacional atual, o documentário é repleto de imensas contradições. Sem dúvida expressa e dialoga com um sentimento de repúdio para com os falcões de Washington e sua política militarista de rapina. Nas salas de cinema em que é exibido é comum ouvir vaias do público dirigidas a Bush e aos seus aliados. É nessas vaiasque se mostra o verdadeiro encanto de Fahrenheit 11/9, que mais do que nas sequências bem editadas, ou nos jogos de câmera, se desprende do fato de que o filme é um veículo para que volte a se expressar, nos mais diversos países, o sentimento anti-guerra que uniu as massas nas ruas em 2003.
O discurso “anti-Bush” é construído através de uma narrativa ágil e eficaz, embora traga como pano defundo argumentos que são, a bem da verdade, conservadores. Afinal, Moore não tem quaisquer concepções de esquerda, sendo antes de tudo um típico representante das posições demagógicas dos democratas. Ainda que as críticas feitas em Fahrenheit 11/9 sejam ácidas na forma, o seu conteúdo político mais essencial se baseia em “tirar Bush da presidência pela via eleitoral” , mostrando que a resposta deMoore para as contradições políticas dos EUA é a eleição de John Kerry, candidato democrata. Nisso se revela um problema que na verdade permeia todo o seu discurso: que Moore levanta com maestria as principais contradições da política norte-americana, mas que as respostas que oferece ficam muito aquém de resolver os problemas que aponta, o que estreita os horizontes de sua crítica. Quanto mais fortesas denúncias contra Bush e seu séquito, mais se torna chocante a ausência da crítica aos democratas, que raramente são citados diretamente, e quando o são é em geral em tom apologético.
Assim, Fahrenheit 11/9 não podia estrear em melhor hora para os democratas. Trata-se da melhor propaganda política que estes poderiam ter em meio ao processo eleitoral enormemente polarizado para a presidência dosEUA.O filme realiza o trabalho ideológico que os democratas não podem fazer, canalizando a insatisfação dos americanos que se opõem à guerra para as urnas. O grande feito de Moore reside justamente aí, pois os democratas não poderiam ser tão ofensivos em sua crítica à guerra, para a qual votaram a favor, já que isso poderia se reverter em aumento da pressão exercida por setores da populaçãonorte-americana para que os EUA abandonassem de vez a ocupação do Iraque, coisa que nenhum setor da burguesia imperialista norte-americana deseja. Portanto, se por um lado as manifestações que reuniram 250 mil pessoas em Nova York, lideradas pelo próprio Moore em protesto contra Bush e a Convenção Republicana que se iniciaria no dia seguinte, favorecem os resultados nas urnas em prol dos democratas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Veiculos
  • veiculos automoveis
  • Veiculos sustentáveis
  • Locadora de veiculos
  • Veículos para Publicidade
  • Veículos Elétricos
  • COLISÃO DE VEICULOS
  • Importação de veículos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!