VEICULO LEVE SOBRE RILHOS 843050496

2257 palavras 10 páginas
DIRETRIZES GERAIS DO PROJETO
Ligará o Centro à Zona Portuária;
VLT do Rio de Janeiro é uma rede de veículos leves sobre trilhos que está atualmente em construção na cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo é integrar o centro da cidade, o Aeroporto Santos Dumont e a Barca Rio-Niterói à região portuária da cidade. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento até 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Tecnologia: Sistema híbrido de APS e capacitores;
São baterias carregadas enquanto o veículo circula nos trecho de trilhos energizados. Além da vantagem do aspectos visual, já que não há fios cortando a cidade, o projeto sem catenárias causa a menor interferência urbana, reduzindo os riscos de interrupção do serviço com quedas de árvores ou acidentes.
Integração com os outros meios de transporte;
O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont). Tem como objetivo retirar pelo menos 60% dos ônibus e 15% dos carros que circulam atualmente no centro da cidade.
Validação dos cartões será feita através da iniciativa dos passageiros, inédito no Brasil;
O pagamento será por cartões validados em máquinas próprias, no interior do veículo, sistema inédito no País. Bilhetes permitirão a integração desse modal às políticas de tarifação e integração vigentes no Estado e no Município do Rio de Janeiro. A integração via Bilhete Único Carioca está prevista no Decreto Municipal 37.181, de 20 de maio de 2013.
Modernização da área urbana, melhoria da geografia local e melhoria ambiental.
Alternativa mais barata e sustentável que outros meios de transporte coletivo como os ônibus e o metrô.
Os VLTs proporcionam controle mais automatizado (e menos dependente do motorista), o que pode garantir maior conforto.

PARÂMETROS OPERACIONAIS DO VEÍCULO
Previstos 32 trens com: 3,82 metros de altura, 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura;
Capacidade

Relacionados