Vegetarianismo e veganismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VEGETARIANOS E VEGANISMO.

Trabalho de conclusão do curso, apresentado para obtenção do terceiro ano do ensino médio no período noturno.
ATIBAIA, OUTUBRO DE 2012
AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois sem ele não teria traçado meu caminho e não estaria focada no meu sonho. Aos meus amigos que doaram o seu tempo para que efetivasse a minha pesquisa, sem eles nada disso seriapossível, eles foram responsáveis pela concretização do meu trabalho. A vocês expresso meu maior agradecimento.
Aos funcionários da escola Francisco Aguiar Peçanha, em especial aos professores que cederam algumas aulas e tiraram minhas duvidas. Obrigada!

"Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos."
Pitágoras

RESUMOVegetarianismo é uma dieta com base nos direitos dos animais e que incluem em sua alimentação grãos e cereais, vegetais e exclui a carne. Incluindo frango e animais marítimos como peixe. Veganismo é uma dieta restrita onde não se consome nenhum alimento de origem animal. Mesmo que para a criação deste não seja necessário à morte ou o sofrimento do animal. Um exemplo disso é o mel e os filmes.
: Todos osanos milhares de animais enfrentam a selvageria do abate, levando uma vida curta e cheia de sofrimento. A cada ano a terra chega mais perto do desastre ambiental. Seja a poluição das águas, a queimada das florestas, o aquecimento global ou o avanço dos desertos.
Apesar de tantas campanhas pedindo para não desperdiçar água ou jogar lixo no chão ninguém é consciente o suficiente para saber que oproblema central é a criação de gado. Enquanto isso milhões de crianças morrem de fome, enquanto aumentam os pastos e o número de forragem destinada a gado. Mesmo quando está mais do que claro que se as pessoas não consumissem carne haveria comida o suficiente para os sete bilhões de pessoas que habitam esse planeta.
A cada ano aumentam as provas que vegetarianos e veganos são mais sadios que oscarnívoros. E mesmo assim, cada ano aumenta o numero de crianças doentes devido à ingestão de alimentos de origem animal.
Meu objetivo é apresentar meu estilo de vida,mostrar a realidade por trás dos animais felizes na embalagem e de alguma forma abrir a mente das pessoas que tem seus olhos vendados por essa ilusão de “natural”.E acima de tudo ser a voz desses inúmeros animais indefesos queenfrentam a morte e maus tratos todos os dias.
Todo o trabalho foi fundamentado em autores famosos, pesquisa cientifica e gravações que deixam claro que não é uma etapa indolor para o animal. Cito Gary Yourofsky que foi de grande ajuda. Ernesto Bozzano e seu livro de efeito “Os animais tem alma?” J.R Vasconcelos e Vanda Neves.

Sumário
INTRODUÇÃO 1
O VEGETARIANISMO/VEGANISMO E A SAÚDE 2
OVEGETARIANISMO/VEGANISMO E O MEIO AMBIENTE 5
O VEGETARIANISMO/VEGANISMO CONTRA A FOME MUNDIAL 6
O DIREITO DOS ANIMAIS 7
MOTIVOS VARIADOS PARA REPENSAR SEUS HABITOS ALIMENTARES 8
O VEGETARIANISMO EM ALGUMAS RELIGIÕES 9
O TERCEIRO MUNDO 11
EMPRESAS QUE FAZEM OU NÃO SUA PARTE 12
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PLANTAS 13
A CAPACIDADE DOS PEIXES DE SOFRER 14
VITAMINA B12 E VEGETARIANISMO/VEGANISMO 15CURIOSIDADES 16
FAMOSOS VEGETARIANOS 17
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

O vegetarianismo e o veganismo tornaram-se tendência na década de 60, mas existem há muitos séculos.
Egípcios já adotaram a dieta em 3.000 A.C porque acreditavam que com isso teriam uma reencarnação bem sucedida.
A pratica tem suas raízes da Índia e Grécia, porque defendiam a não violência contra os animais.Em outros povos, como celtas e Astecas a carne era conservada exclusivamente para rituais para deuses.
Na China e Japão antigos era proibida pelo budismo a caça e pesca.
As civilizações gregas e romanas privilegiavam os produtos da terra e não consideravam a carne essencial. Nessa era, Pitágoras e Platão defendiam o vegetarianismo e o veganismo por crenças religiosas, uma saúde equilibrada e...
tracking img