Vc e eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARNAVAL
O Carnaval é uma festa cultural e popular, que encanta a todos por sua tradição, cor, ritmo e magia! Comemorar esta data com nossos educandos é vivenciar um acontecimento histórico deste mês de fevereiro!
Programação do Carnaval da Escola Municipal João Henrique:
* 15/02/2012 (Quarta-feira): As Turmas da Tarde(Pré de 4 e 5 anos, 1º e 2º anos) iniciarão o tema Carnaval através deuma roda de conversa, perguntando aos alunos o que é o carnaval. Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba). Pedir no dever de casa fotos, figuras ou gravuras sobre o Carnaval. Confecção de máscaras.
As Turmas da Manhã(3º, 4º e 5º anos) iniciarão o tema Carnaval através de umaroda de conversa, perguntando aos alunos o que é o carnaval. Anotar suas impressões no quadro, entrar nas questões relacionadas à origem do carnaval e sua relação com a religião. Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba). Providencie fotos ou imagens para que os alunos possamvisualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas). Pedir que todos copiem as conclusões anotadas no quadro no caderno de História. Trabalhar também a interpretação de um texto informativo sobre o Carnaval. Confecção de um colar carnavalesco.

* 16/02/2012 (Quinta-feira): As Turmas da Tarde(Pré de 4 e 5 anos, 1º e 2º anos) Montar um painel com asfiguras/fotos/gravuras trazidas pelas crianças com o tema: Carnaval é ... ( Alegria, Diversão, Folia, Animação, etc...). Escolher uma marchinha e trabalhar a interpretação e melodia da mesma.
As Turmas da Manhã(3º, 4º e 5º anos). Trabalhar a cópia, interpretação e melodia das Marchinhas: “Abre Alas”( Chiquinha Gonzaga), a biografia de Chiquinha Gonzaga autora desta primeira marchinha de carnaval. Escolhera segunda Marchinha, fazendo a cópia, a interpretação oral da mesma e enviando como dever de casa a interpretação escrita. Confecção das Máscaras juntamente com os alunos.
Obs.: Todas as turmas deverão trabalhar com os alunos as atitudes ideais para aproveitarem o Carnaval com alegria e segurança. (Comentarem sobre a violência e as bebidas, orientarem sobre a importância de estarem sempre com ospais)

* 17/02/2012 (Sexta-feira): Atividades escritas sobre o Carnaval. Baile de Carnaval.
Ótimas Aulas! Contem conosco sempre!
Abraços,
Sheila, Raquel e Solange.
Fevereiro – 2012.

Chiquinha Gonzaga
[Foi compositora, pianista e regente brasileira]
Biografia de Chiquinha Gonzaga:
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi compositora, pianista e regente brasileira. Primeira mulher a regeruma orquestra no Brasil. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó abre alas". Desde criança mostrou interesse pela música. Dedicou-se ao piano e compôs valsas e polcas. Separada do marido, dava aulas de piano e apresentava-se com o conjunto Choro Carioca, em festas domésticas, tocando piano. Seu primeiro sucesso, com 29 anos, foi a composição "Atraente", um animado choro. Se dedicou a musicarpeças para o Teatro de Revista, sofrendo preconceitos, mas finalmente inicia sua carreira de maestrina com a revista "A corte na roça". Sua música faz grande sucesso e recebe vários convites de trabalhos. Sua carreira ganha prestígio com a marcha-rancho "Ó abre alas" feita para o carnaval de 1899.
A peça de teatro "Forrobodó", musicada por Chiquinha Gonzaga, e apresentada em um bairro pobre do Riode Janeiro, torna-se um sucesso, atingindo 1500 apresentações. As músicas são cantadas por toda cidade. "Forrobodó" torna-se o maior sucesso teatral de Chiquinha e um dos maiores do Teatro de Revista do Brasil.
Chiquinha Gonzaga lutou pelos direitos autorais, depois de encontrar em Berlim, várias partituras suas, reproduzidas sem autorização. É fundadora, sócia e patrona da SBAT - Sociedade...
tracking img