vbxhxcvhc

285 palavras 2 páginas
filosofia trabalho alienação e consumo questao a atividade da pagina 791º) Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: como tortura e comocondição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre aquestão.
R: Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmotempo em que produz coisas torna-se humano, como condição dehumanização o trabalho, o trabalho liberta, aoviabilizar projetos e concretizar sonhos, é pelo trabalho que o ser humano se confronta com as forças da natureza e, ao mesmo tempo em que a modifica, transforma asi mesmo, humaniza-se.
2º)Distinga a concepção de trabalhona Antiguidade e na Idade Moderna.
R: Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas,torna-se humano,constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, comotrabalhoninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio. Como condição de humanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizarsonhos. Seem um primeiro momento a natureza apresenta-se como destino, o trabalho será a possibilidade da superação dos determinismos.Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, mas resultada ação humanatransformadora.
3º) Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e retificação do trabalhador.
R: Marx diz que um funcionário ao vender sua força de trabalho(salário) o operário setransforma em mercadoria, quando isso ocorre Marx dizia serfetichismo da mercadoria e retificação do trabalho.
4º) Releia a citação de Foucault no tópico 7 "Deolho no cronometro" e explique a relação que ofilosofo estabelece entre disciplina, utilidade e

Relacionados