vbnf

10532 palavras 43 páginas
INTRODUÇÃO
Esta apostila foi elaborada com o intuito de apresentar ao aluno ingressante as principais técnicas básicas usadas em Ciências Experimentais, em particular, em Física Experimental. Para isso, o material foi dividido em três módulos bem definidos, cada um contendo algum dos tópicos fundamentais seguintes: erros em medidas e sua propagação; análise de dados através de gráficos linearizados; análise de dados através de histogramas. Para desenvolver cada um desses tópicos e, concomitantemente, permitir ao aluno o manuseio de instrumentos de medida e aparatos experimentais simples, cada módulo propõe experimentos adequados ao tópico abordado. Além disso, ao final de cada módulo, há complementos importantes para: acrescentar informações relevantes sobre as características básicas dos instrumentos utilizados; orientar os alunos na confecção dos relatórios; abordar aspectos específicos dos experimentos; fazer com que o aluno verifique o que aprendeu através de exercícios.
Todos os experimentos são relacionados com Mecânica Básica e abordam temas com os quais o aluno já teve contato teórico anterior. Essa proposta tem dois objetivos: o primeiro é fazer com que o aluno confirme e aprofunda seu conhecimento teórico prévio a partir de observações experimentais que abordam aspectos não tratados pela teoria que ele conhece. O segundo objetivo é deixar o aluno mais à vontade no experimento, sem ter que se preocupar mais com a teoria do que com os aspectos experimentais relevantes; assim, o aluno pode fixar sua atenção nas técnicas que estão sendo propostas.
O primeiro módulo trata dos erros intrínsecos associados a qualquer medida que se faça e como eles devem ser propagados quando utilizados em fórmulas matemáticas. Essa parte é muito importante pois muitos alunos nunca realizaram medidas antes e não têm um conhecimento dos aspectos associados.
Porém, ela é de rápida apresentação e é abordada em todos os outros experimentos, de modo que esse

Relacionados