Vba - apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomás Vásquez – Blog[->0]
[->1][->2]
Notícias e Dicas sobre Tecnologia, Educação, Desenvolvimento, Web e Baboseiras em geral
· Home[->3]
Modelos Prontos
Cursos
Produtos e Serviços
Fórum
Recomendamos
Sobre
Contato
Modelos Prontos
Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel
:: Nova versão da tela de Pesquisa ::
O Modelo de Aplicativo de Cadastro para MicrosoftExcel VBA tem como objetivo fornecer um exemplo base para criação de telas de cadastro seguindo o formato padrão adotado pelo mercado e ferramentas de criação deste tipo de aplicativo, aplicado ao ambiente excel com vba.
O Modelo de Aplicativo de Cadastro para Microsoft Excel VBA é constuítuido de 2 formulários (UserForms VBA). O principal deles é o de cadastro, que disponibiliza a navegaçãoatravés dos registros e as operações de adição, alteração e exclusão. A navegação é assistida indicando o número do registro corrente e o total destes.

Figura 1 – Visual da tela de cadastro
O formulário de pesquisa disponibiliza uma formato de busca muito eficiente, permitindo filtros por diversos campos e ordenação por todos eles. Para o formato de exemplo, alguns campos foram disponibilizadospara o filtro. Outros podem ser adicionados conforme o critério e a necessidade do desenvolvedor. Para além de facilitar o desenvolvimento, possilibitar uma formato completo de pesquisa utilizando clásusulas SQL (Structured Query Language), decidi usar a biblioteca ADO (Active Data Objects) e seus objetos para efetuar as consultas e filtros na cadastro. Será útil futuramente quando foremconstruídos filtros de data por exemplo, tradicionalmente utilizados no Excel com o recurso Auto-Filtro.

Figura 2 – Visual da tela de pesquisa

Figura 3 – Visual da tela de pesquisa – Versão 2
Alguns recursos práticos como numeração automática de Id está disponivel, neste exemplo representado pelo campo CódigoDoFornecedor. Isto pode ser visto ao adicionar um registro. Ao salvá-lo, um novo Id éatribuido automaticamente, da mesma forma que seria feito em um campo chave primária em um banco de dados como o Microsoft Access.
Inicialmente o Modelo de Aplicativo de Cadastro para Microsoft Excel VBA não prevê consistência de dados, como o tipo de dado de um determinado campo e sua obrigatoriedade de preenchimento, não explorando ainda todo o potencial do Microsoft Excel e do VBA.
Para ofuncionamento correto do aplicativo, deve-se disponibilizar a abertura do formulário de pesquisa somente quando o formulário de cadastro estiver aberto, já que o formulário de pesquisa utiliza funções do formulário de cadastro para enviar as informações do registro selecionado para ele. Também é recomendável manter a planilhas com os dados oculta, permitindo acesso a seu conteúdo somente através dosformulários.
Versão 1
http://www.tomasvasquez.com.br/downloads/modelocadastro.zip[->4]
Versão 2
http://www.tomasvasquez.com.br/downloads/ModeloCadastro_v2.zip[->5]
Mudanças da Versão 2 – Tela de Pesquisa
· Retirado o campo txtCidade do filtro
· No lugar, adicionado um ListBox MultiSelect com as Cidades exclusivas (filtro exclusivo)
· Alterado o algoritmo de filtro para tratar o ListBox emontar a cláusula WHERE dele com OR, diferente do que faz a função MontaClausulaWhere
· Adicionada uma rotina de exportação, que faz com que os dados do filtro atual sejam exportados para uma nova pasta de trabalho via CopyFromRecordset
Versão 3
http://www.tomasvasquez.com.br/downloads/ModeloCadastro_v3.zip[->6]
Mudanças da Versão 3 – Separação dos Arquivos
A grande novidade é a separação doarquivo de dados do arquivo das telas, ou melhor, aplicação e banco de dados. Isso possibilita uma melhor organização além de possibilitar o trabalho em rede, o que antes era bem complicado, já que tanto os formulários como os dados estavam no mesmo arquivo e neste sentido, o Excel não tem um bom suporte a múltiplos usuários atualizando o mesmo arquivo.
Tentei ao máximo obter um controle de...
tracking img